Diante do Lanús, na noite desta quinta-feira (29), na Argentina, o Grêmio terá um retorno como alternativa no banco de reservas. Everton, o camisa 22, ficará à disposição pela primeira vez com a nova comissão técnica, comandada por Tiago Nunes. Ele é o único do "trio de negociáveis" que consta na relação. Paulo Victor e Victor Ferraz seguem na Capital no aguardo das definições sobre seus destinos.
1) Everton
O atacante não teve interessados na sua aquisição — o salário elevado dificulta investidas de outros clubes brasileiros. Além disso, o contrato longo, válido até o final de 2022, não facilita uma saída por rescisão amigável, estratégia aplicada com Vanderlei.
Desta forma, também pela experiência, Everton seguirá à disposição do treinador para disputar as partidas. Na Copa Sul-Americana, ele está inscrito e ganhou espaço na comparação com alguns pratas da casa. No Gauchão, por outro lado, não tem o seu nome na relação.
2) Paulo Victor
Retornou ao CT Luiz Carvalho nesta semana, após recuperação de covid-19. O goleiro, agora, trata lesão no púbis e não tem previsão de utilização. O entendimento do departamento de futebol é da necessidade de ter um arqueiro experiente como suplente de Brenno e como alternativa aos jovens Adriel e Gabriel Chapecó, que ainda não estreou no time principal. Por isso, ele é o único do trio disponível em todas as listas.
Ao mesmo tempo, o titular gremista na temporada de 2019 aguarda por ofertas. A preferência pessoal do atleta é por deixar o futebol brasileiro. Desta forma, espera receber ofertas na reabertura do mercado internacional, nos próximos meses, e deverá permanecer até meados de 2021 na Arena.
3) Victor Ferraz
Ferraz sequer consta na lista do Estadual — ele está voltando após o período de isolamento. O camisa 2 seguirá a sua rotina de treinamentos no aguardo interessados. Clubes nordestinos chegaram a sondá-lo, mas não conseguiram bancar todo o salário do jogador.
Atualmente, Ferraz é o terceiro na hierarquia da posição — Vanderson e Rafinha estão à frente. A partir do segundo semestre, a lateral direita gremista receberá mais uma opção: Leonardo Gomes poderá ser reintegrado após se recuperar de lesão no joelho.
O custo dos três atletas negociáveis se aproxima de R$ 800 mil mensais aos cofres do Tricolor. Para buscar novas peças no mercado, o departamento de futebol espera liberar folha com a saída do trio. Por isso, o assunto segue em pauta e espera a chegada de um executivo para trazer novas soluções para os casos.