Adversário do Grêmio na noite desta quinta-feira (29), às 21h30min, o Lanús foi vice-campeão da última edição da Copa Sul-Americana, quando acabou derrotado pelo Defensa y Justicia por 3 a 0 na final. A equipe do Sul de Buenos Aires é comandada pelo técnico Luis Zubeldía, de 40 anos, desde agosto de 2018.
Apesar da idade, Zubeldía tem uma larga experiência como treinador. Isso porque ele teve de interromper precocemente a carreira de jogador aos 24 anos em razão de uma osteocondrite dissecante, um problema patológico no joelho esquerdo. Seu primeiro trabalho foi no Lanús, em 2008, quando tinha 27 anos. Depois, o técnico comandou o Racing no seu país e teve passagens por clubes da Espanha (Alavés), Paraguai (Cerro Porteño), Colômbia (Independiente Medellín), Equador(LDU e Barcelona) e México (Santos Laguna).
Luis Zubeldía tem o perfil ofensivo e costumar montar suas equipes com três atacantes. Ele chegou a usar o esquema 4-4-2 na reta final da campanha da Sul-Americana de 2020, mas retornou ao 4-3-3 nesta temporada. O ponto forte da equipe está no setor ofensivo, que tem o garoto Pedro de La Vega como destaque. Agora com 20 anos, ele apareceu no time principal com apenas 17 e é considerado uma promessa do futebol argentino.
No ataque, o Lanús ainda conta com o experiente José Sand, de 40 anos, um dos três remanescentes da equipe que enfrentou o Grêmio na Libertadores de 2017. Os outros dois são o atacante Lautaro Acosta, lesionado, e o lateral-direito José Luis Gómez, que não tem titularidade garantida nesta noite.
Como joga
O ponto forte do Lanús está na velocidade e nas trocas de posições dos homens de frente. Pedro De La Vega varia o lado do campo de acordo com o outro extrema. Quando joga Bernabéi, ele atua pela direita. Com Orsini na equipe, De La Vega vai para o lado esquerdo. Com Bernabéi e De La Vega, Zubeldía busca ter mobilidade nos dois lados do campo contando ainda com as chegadas de trás de Matías Esquivel. Sand tem o papel de executar os pivôs e fazer a bola girar para os companheiros de maior velocidade.
Já Orsini é um jogador de maior infiltração na área se tornando mais um companheiro para Sand nas finalizações e deixando De La Vega e Esquivel como os homens da velocidade. Para o jogo desta quarta, a dúvida no setor ofensivo aparece entre Orsini e Bernabéi, que poderá atuar como lateral-esquerdo, dando ainda maior ofensividade ao time.
Pontos fracos
Se o ataque do Lanús deve preocupar Tiago Nunes, a defesa é motivo de dor de cabeça para Luis Zubeldía. O Lanús até conta com zagueiros experientes, o colombiano Alexis Pérez, de 27 anos, e o argentino Guillermo Burdisso, de 32, que já atuou no Boca Juniors e no Independiente, além ter tido uma rápida passagem pela Roma, mas eles jogam muito desprotegidos. Isso acontece porque o time comete erros na transição defensiva e também na marcação na frente da área Na Copa da Liga Argentina, o torneio que substitui o Campeonato Argentino, o clube sofreu 17 gols em 11 jogos e tem a quinta pior defesa ao lado do Newell's Old Boys. Para o jogo desta noite, o Lanús tem dúvidas nas duas laterais: Gómez ou Aguirre na direita e a possibilidade do recuo de Bernabéi na esquerda com a saída de Julián Aude da equipe.
Lanús na temporada 2021
- 14 jogos
- 7 vitórias
- 2 empates
- 5 derrotas
- 23 gols feitos (1,6 por jogo)
- 20 gols sofridos (1,4 por jogo)
Lanús na Copa da Liga Argentina
- 11 jogos
- 5 vitórias
- 5 derrotas
- 1 empate
- Gols feitos: 17 (8º melhor ataque)
- Gols sofridos: 17 (5ª pior defesa)
- Média de posse de bola: 56,6% (6º maior media)
- Média de passes: 376 (6º maior media)
- Finalizações: 8.2 por jogo (22º)
- Artilheiro: Sand (5 gols)
- Assistências: Sand (três)