O Vancouver Whitecaps, do Canadá, elegeu o meia do Grêmio Jean Pyerre como o principal alvo para reforçar o clube na temporada 2021. O jogador é um pedido do técnico Marc dos Santos, canadense de ascendência portuguesa. Estudioso, o treinador de 43 anos é fã do futebol brasileiro, onde trabalhou entre 2011 e 2013.
Em busca de um camisa 10, os canadenses priorizam a contratação de um brasileiro para a função. Já foram tentados os meias Otávio, do Porto-POR, e Gabriel Pirani, do Santos, sem sucesso. Agora, a bola da vez é Jean Pyerre. Contudo, a direção gremista rejeitou a última oferta apresentada, de US$ 5 milhões (R$ 27,3 milhões).
Natural de Quebec, no Canadá, Marc dos Santos viveu parte da adolescência em Portugal, onde teve uma breve carreira como jogador profissional. Poliglota, é fluente em inglês, francês, português e espanhol e possui a Licença A do curso de treinador da Uefa. Aos 30 anos, iniciou a carreira de treinador em equipes menores do futebol canadense e, cinco anos depois, decidiu partir rumo ao futebol brasileiro para ganhar experiência em categorias de base.
Através de amigos em comum, foi apresentado em 2012 ao ex-jogador brasileiro Roque Júnior, que gostou das suas ideias e o convidou para treinar os juniores do Primeira Camisa FC, um projeto na capital paulista que na época era comandado pelo ex-zagueiro pentacampeão mundial. Na Copa São Paulo daquele ano, conduziu a equipe às oitavas de final.
No mesmo ano, Marc foi convidado pelo então gerente de futebol do Palmeiras, o ex-volante César Sampaio, para ser técnico do sub-15 do alviverde paulista. Na sequência, ainda trabalhou no Desportivo Brasil, antes de retornar ao Canadá, em 2013.
— Tenho certeza de que voltarei (ao Canadá) um treinador de nível profissional. Mas sou grato pela experiência que adquiri na base do futebol brasileiro, onde estão os melhores jogadores jovens do mundo. A experiência no Brasil me fez um treinador melhor — agradeceu Marc, à época, em entrevista ao jornal canadense Red Nation.
Após deixar o Brasil, o treinador rodou por vários times pequenos no Canadá e trabalhou ainda como auxiliar-técnico do Los Angeles FC. Desde 2018, comanda o Vancouver Whitecaps FC, equipe do sudoeste canadense, que disputa a Major League Soccer (liga de futebol dos Estados Unidos) e vem aumentando os investimentos nas últimas temporadas.
Fã da ofensividade dos jogadores brasileiros, Marc fará nos próximos dias uma nova tentativa por Jean Pyerre para reforçar a equipe para a liga 2021, que iniciou há duas semanas.