O Grêmio de Renato Portaluppi voltará a ser visto na Arena, no sábado (3), quando o time recebe o Inter para o Gre-Nal 430. O jogo válido pela nona rodada do Campeonato Gaúcho também será a prévia para a ida da terceira fase eliminatória da Libertadores, contra o Independiente del Valle, em Quito, Equador, na próxima quarta-feira (7). O foco gremista se divide entre clássico regional e decisão continental.
— Vamos enfrentar duas equipes extremamente difíceis. Primeiro o Inter, em um clássico regional que é um campeonato à parte, com um treinador que está há pouco tempo, possivelmente ainda não conseguiu colocar sua ideia de jogo. Nós podemos tentar aproveitar alguma coisa neste sentido — comentou Alexandre Mendes, auxiliar técnico, na coletiva depois do 2 a 2 com o São Luiz, na quarta (31).
— São jogos difíceis, que teremos de ter atenção, principalmente no setor defensivo. O Del Valle, como mandante, certamente vai nos criar muitos problemas — complementou.
Assim como Renato, Mendes também acredita que o calendário do futebol brasileiro deveria reservar mais tempo para treinos e recuperação do desgaste muscular entre as rodadas. O intervalo de apenas quatro dias para viajar, concentrar e ambientar-se a altitude de 2.800 metros acima do nível do mar na capital equatoriana depois de enfrentar o Inter pode ser pouco para os objetivos e limitações do elenco gremista, pondera o auxiliar:
— O ideal é jogar uma vez por semana, até para ter parâmetros de fazer correções ao longo dos treinamentos. Contra o Inter teremos erros e acertos, e o ideal seria ter a semana para preparar a equipe para o jogo contra o Del Valle. Infelizmente não temos como fazer isso, temos que atropelar as datas e fazer com que os atletas possam render o máximo possível dentro do que colocamos para eles.
Além dos movimentos e ideias dentro de campo, as escalações também são afetadas por essa maratona de jogos. Geromel e Kannemann, dupla de zaga consagrada e já com mais de 30 anos de idade, completaram em 2020 as piores temporadas da dupla em relação a minutos dentro de campo. Convocações para as seleções e lesões no Tricolor impediram uma maior sequência. Rafinha, outro trintão que chega ao elenco, tenta ter condições físicas de jogo depois de 40 dias sem entrar em campo para encarar o Gre-Nal.
— Geromel e Kannemann estão ainda entregues ao departamento médico. Veremos o relatório médico no dia a dia. Rafinha está entregue a preparação física, veremos testes e avaliações. Se tiver condições, vai provavelmente figurar entre os reservas — revelou Mendes, na coletiva de quarta.
Ruan e Rodrigues devem compor a dupla de zaga contra o Inter e também contra o Del Valle. Vanderson se aproxima dos últimos jogos como titular antes de Rafinha assumir a posição. Eles e Renato voltam ao Grêmio no sábado (3), 22h15min, na Arena, no primeiro duelo contra o Inter da temporada 2021.