O Grêmio analisa duas possibilidades para a estreia dos titulares no Gauchão. Como 12 atletas retornaram de férias apenas na segunda-feira, a tendência é a de o primeiro jogo com força máxima ser o Gre-Nal, na Arena, dia 3. O problema é que, dia 7, tem Libertadores. A outra opção seria escalar os principais atletas contra o São Luiz, em Ijuí, usando reservas no clássico. A avaliação física do grupo será fundamental nesta escolha.
Já está definido que no domingo (28), contra o Pelotas, o Tricolor seguirá atuando com o time de garotos. Como os titulares ainda não terão completado sete dias de treinamentos após as férias, a avaliação é de que seria precoce utilizar os atletas neste final de semana.
Uma das possibilidades é promover a estreia da equipe principal no Estadual contra o São Luiz, na quarta (31). Afinal, os atletas já terão completado nove dias de trabalhos e, depois, terão sete dias para se preparar para o jogo contra o Independiente del Valle, em Quito-EQU, pela Libertadores, no dia 7 de abril.
A desvantagem desta ideia é que o período de nove dias ainda é considerado muito curto para uma pré-temporada. O ideal seria trabalhar por mais tempo antes do primeiro jogo. Além disso, há o desgaste da viagem a Ijuí, ainda que o deslocamento provavelmente ocorra em voo fretado.
A outra alternativa é seguir com o time de garotos em Ijuí e promover a estreia dos titulares apenas no Gre-Nal do dia 3 de abril, que será em um sábado. A vantagem é que os jogadores já terão realizado 12 dias de treinos físicos, o que se aproxima - embora ainda não seja - de uma pré-temporada ideal. Por outro lado, há dois problemas nesta hipótese.
O primeiro é o tempo curto de descanso entre o Gre-Nal e o jogo contra o Independiente Del Valle, considerando que haverá um longo deslocamento entre Porto Alegre e Quito.
Além disso, pode ser arriscado estrear na temporada em um clássico, encarando um rival mais treinado e com melhor ritmo de jogo. Uma eventual derrota poderia prejudicar a equipe no aspecto moral antes de um jogo decisivo de Copa Libertadores.
O técnico Renato Portaluppi volta de férias nesta quinta (25) ,e a partir desta sexta, tomará a decisão, em conjunto com a direção, sobre o planejamento a ser adotado.
As duas opções para a volta dos titulares:
1) Em São Luiz X Grêmio, dia 31 de março (quarta), em Ijuí
Prós
- Haverá uma semana de descanso até o jogo contra o Independiente del Valle, no dia 7 de abril, pela Copa Libertadores
Contras
- O tempo de pré-temporada dos titulares seria muito curto, de apenas uma semana.
- Há o desgaste da viagem até Ijuí
2) No Gre-Nal do dia 3 de abril (sábado), na Arena
Prós
- A pré-temporada dos titulares seria mais próxima do ideal, com 12 dias de treinamento
Contras
- O Gre-Nal ocorre a apenas quatro dias do jogo decisivo contra o Independiente del Valle, no Equador, pela Copa Libertadores
- Pode ser arriscado estrear na temporada em um clássico, encarando um rival mais treinado e com mais ritmo de jogo
Próximos jogos do Grêmio
- 25/03 (quinta): Juventude X Grêmio - Bento Gonçalves
- 28/03 (domingo): Grêmio X Pelotas - Arena
- 31/03 (quarta): São Luiz X Grêmio - Ijuí
- 03/04 (sábado): Grêmio X Inter - Arena
- 07/04 (quarta): Independiente del Valle X Grêmio - Quito-EQU