O futebol, como a vida, tem suas ironias. Depois de chegar ao recorde de empates em uma mesma edição do Brasileirão, o que o afastou da briga pelo título, o Grêmio entra em campo neste domingo (21) para enfrentar o Athletico-PR, às 18h15min, na Arena, justamente em busca de um ponto para confirmar sua classificação à fase preliminar da Libertadores 2021. Ainda que esteja longe do objetivo traçado pelo clube no começo do campeonato, a vaga antecipada é vista como uma garantia de segurança para Renato Portaluppi poder poupar todos os titulares diante do Bragantino, na última rodada, e preparar melhor a equipe para a decisão da Copa do Brasil contra o Palmeiras.
Matematicamente, o Grêmio ainda tem chance de obter uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores via Brasileiro. A possibilidade, no entanto, é remota. O Tricolor precisaria vencer seus dois jogos e torcer para o Fluminense somar apenas um ponto diante de Santos, na Vila Belmiro, e Fortaleza, no Maracanã. A dificuldade da combinação de resultados mais o fato de a partida contra o Bragantino ser apenas três dias antes da ida da final da Copa do Brasil fazem com que o clube gaúcho trace como meta no encerramento do Campeonato Brasileiro a vaga para a chamada Pré-Libertadores.
O principal objetivo gremista para a reta final da temporada, claro, é levantar a taça da Copa do Brasil. Além de representar a conquista de um grande título, o hexa colocará o Grêmio direto na fase de grupos da Libertadores dando mais de 40 dias para o clube se preparar para o torneio continental.
— Temos de ganhar o jogo de domingo para liquidar esse assunto de uma vez. É importante termos essa segurança para jogar a final da Copa do Brasil. Tentaremos depois obter a vaga direta na Libertadores pela Copa do Brasil — reconheceu o presidente Romildo Bolzan Jr.
Calendário apertado com Pré-Libertadores
Se não vencer a Copa do Brasil, o Grêmio terá um calendário apertado para chegar à fase de grupos da Libertadores. A estreia na etapa preliminar irá ocorrer apenas três dias depois do segundo jogo da final contra o Palmeiras. Mesmo sem a definição dos classificados do Brasil, a Conmebol sorteou os caminhos do torneio continental no último dia 5.
Indicados como "Brasil 7" e "Brasil 8", os times nacionais terão como futuros adversários Ayacucho-PER e Deportivo Lara-VEN, respectivamente. O "Brasil 7" será o clube melhor colocado na tabela do Brasileirão entre os classificados para a Pré-Libertadores, posição que atualmente é ocupada pelo Grêmio. O "Brasil 8" é o clube que vier a seguir - neste momento é o Santos.
Em caso de classificação para a última etapa da fase preliminar, o "Brasil 7" enfrentará Independiente Del Valle-EQU ou Unión Española-CHI. Já o "Brasil 8" terá pelo caminho a Universidad de Chile ou San Lorenzo, um dos grandes da Argentina e que foi campeão da Libertadores em 2014.
O time
Como o jogo contra o Athletico-PR será o últimos dos titulares antes da final da Copa do Brasil, Renato Portaluppi estuda fazer mudanças na equipe projetando o primeiro confronto com o Palmeiras, em 28 de fevereiro, na Arena. A alteração mais profunda que pode ocorrer é no meio-campo, onde Jean Pyerre corre o risco de perder a condição de titular. Com isso, Lucas Silva entraria na equipe com o esquema mudando do 4-2-3-1 para o 4-1-4-1.
Na defesa, Kannemann voltou a treinar e a tendência é de que retorne ao time após ter sido desfalque contra Botafogo e São Paulo. Rodrigues e Paulo Miranda brigam pela outra vaga na defesa. Por suspensão, Renato não conta com Alisson. Com Luiz Fernando lesionado, o caminho está aberto para Ferreira iniciar diante dos paranaenses. No primeiro turno, o garoto garantiu a vitória gremista com um gol nos minutos finais, na Arena da Baixada.
Os cenários do Grêmio contra o Athletico-PR
Se vencer
Classificado para a Pré-Libertadores, mantém chance de vaga na fase de grupos se o Fluminense não vencer o Santos.
Se empatar
Classificado para a Pré-Libertadores, fica sem chance de vaga na fase de grupos.
Se perder
Precisará de um empate na última rodada para obter vaga na Pré sem depender de resultados paralelos.