Na despedida do Grêmio do Brasileirão de 2020, o time comandado por Alexandre Mendes acabou sendo derrotado pelo Bragantino, fora de casa, por 1 a 0. Com Renato Portaluppi e os titulares preservados em Porto Alegre em virtude das finais da Copa do Brasil contra o Palmeiras — nos dias 28 de fevereiro (domingo) e 7 de março.
Ainda que restem essas duas partidas para o término da temporada, as conversas para a renovação de contrato da comissão técnica já começaram entre o presidente Romildo Bolzan e o treinador gremista. Após a partida, Alexandre Mendes, auxiliar-técnico de Renato, falou sobre a possibilidade de permanência e garantiu que o desejo é permanecer em Porto Alegre.
— Não conversei ainda com o Renato sobre isso, mas nosso desejo é de ficar. Estamos aqui há quatro anos e meio, todo ano nós carimbamos um título. Somos felizes aqui, somos bem tratados. A intenção é de ficar. A definição pode ser um pouco mais para frente. Acredito eu que o detalhe do acerto vai ocorrer — afirmou.
A partida em Bragança Paulista serviu também, conforme Mendes, para observar alguns atletas para os confrontos contra o Palmeiras, nos dois próximos domingos. O Grêmio ainda tem uma dúvida na zaga, na vaga de Geromel, que deve ficar com Paulo Miranda, que permaneceu em Porto Alegre.
— As observações foram feitas e positivas, principalmente no segundo tempo, alguma qualidade de alguns jogadores que não vinham atuando, até o próprio Pinares (que não pode jogar a Copa do Brasil), que precisavam de mais minutagem, então a pauta foi essa, poder observar esses jogadores.
O comandante gremista na noite desta quinta-feira também falou sobre a partida e, apesar da derrota, disse ter gostado da atuação do Grêmio durante a segunda etapa.
— Eu acho que no segundo tempo melhoramos as questões ofensivas e acabamos esbarrando na falta de pontaria, alguns lances não entraram por detalhe. Os atletas foram muito bem. Com certeza vamos muito mais fortes para a final da Copa do Brasil — finalizou.