A temporada de 2020 foi atípica para todo futebol brasileiro. Em meio a disputa das principais competições do ano, a pandemia de coronavírus chegou ao Brasil e fez com que o futebol tivesse que parar por mais de três meses.
Entre altos e baixos, o Grêmio foi campeão do Gauchão, vencendo o Caxias na grande final, foi eliminado da Libertadores nas quartas de final, perdendo para o Santos, briga por vaga no G-4 do Brasileirão e se classificou para a grande final da Copa do Brasil. Em todas essas disputas algumas partidas ficaram marcadas para o Tricolor.
4x0 Vasco, Brasileirão
Rodadas depois de Renato prometer a decolagem no Brasileirão, seus comandados acionaram as turbinas que levaram o técnico a reivindicar “o melhor futebol do Brasil”. Em campo, Pinares fez seu primeiro gol como jogador gremista, e Diego Souza anotou mais dois. A vitória deu moral para o time pegar o Santos pela Libertadores.
2x0 Inter, Gauchão
Gre-Nais não costumam ser fáceis para ninguém. No máximo, algum fator facilita a vitória de um dos lados no decorrer da partida. Neste caso, o clássico que decidiu o segundo turno do Gauchão foi marcado por uma das melhores atuações de Everton no ano da pandemia. O atacante se despedia do Tricolor com jejum de gols mas sequência de assistências. Maicon aproveitou uma delas e escreveu mais um capítulo da história pessoal contra o Colorado. O placar ficou barato, pois Lomba operou milagres na Arena.
5x0 Esportivo, Gauchão
Num longínquo fevereiro, a pandemia ainda era algo distante e o Grêmio ainda tinha Everton e Luciano no ataque. Milhares de torcedores se aglomeravam nas arquibancadas dos estádios para ver os jogos, e a Arena recebeu mais de 13 mil torcedores (na época parecia pouco) que viram Diego Souza reestrear pelo Tricolor marcando gol em goleada.
4x2 Ceará, Brasileirão
Outra boa atuação do ataque gremista, que balançou as redes com todos os membros — até o reserva Churin. Destaque para Jean Pyerre, que assumia a responsabilidade de ser o camisa 10. Guardou um golaço de falta e deu assistência para o argentino.
2x0 Cuiabá, Copa do Brasil
Já tinha vencido a ida, fora de casa, por 2 a 1. Na Arena, Diego Souza abriu o placar aos 10 minutos de jogo e tranquilizou ainda mais o time gremista. Aos 42 o centroavante ampliou e decretou a vitória. O segundo tempo foi para cumprir protocolo pois o Tricolor tinha assegurado a classificação para as semifinais.