A CBF sorteou no final da manhã desta quinta-feira (14) a ordem dos mandos de campo das finais da Copa do Brasil. Assim como contra o São Paulo, nas semifinais, o Grêmio jogará a primeira partida em casa, na Arena, e decidirá o título fora, em São Paulo — desta vez na Arena Palmeiras.
Após o evento, os treinadores das equipes participaram de uma coletiva de imprensa, e o técnico Renato Portaluppi afirmou que sua equipe irá atuar da mesma maneira, independentemente de jogar a última partida longe dos seus domínios.
— São dois grandes clubes. Gostaria de decidir em casa, mas o importante é que não tem o gol qualificado, então depende muito também do primeiro jogo. Não vamos mudar nossa forma de jogar, fica ainda mais difícil querer mudar em cima de uma decisão. Vamos jogar dessa mesma forma. O Grêmio conhece muito bem como o Palmeiras joga, e eles conhecem como a gente atua. Vão ser 180 minutos de muito futebol — destacou.
O treinador gremista também afirmou que não existe dívida ou obrigação de conquistar a Copa do Brasil, salientando que o Tricolor vem constantemente chegando às fases finais das competições nos últimos anos, apesar das eliminações com goleadas nas Libertadores de 2019 e 2020.
— Não temos dívida. O Grêmio, nos últimos anos, tem conquistado títulos e, quando não conquista, chega. A gente briga para ganhar, mas nem sempre dá. O torcedor tem que entender que o mais importante é o trabalho que vem sendo feito. Todo mundo quer ganhar, mas nem sempre é possível. Dívida, obrigação, isso não é. Qualquer uma das duas equipes pode ganhar essa Copa do Brasil. Temos de respeitar os adversários — avaliou.
Renato também falou sobre o que a derrota do Palmeiras contra o River Plate, na última terça-feira, pode deixar de aprendizado para o Tricolor enfrentar a equipe paulista nas finais da Copa do Brasil.
— É sempre bom ver o adversário jogar. A gente aprende, cada dia mais a gente vê como o treinador usa sua equipe, vai trabalhando para neutralizar as principais jogadas. O Palmeiras tem grandes jogadores, o Abel (Ferreira) vem fazendo um grande trabalho. É importante um treinador estrangeiro chegar aqui e ter sucesso assim. Nós nos conhecemos bem e temos bastantes informações uns dos outros — finalizou.
Os jogos da final ainda não têm datas confirmadas. Com a classificação do Palmeiras para a final da Libertadores, os dias das partidas ainda seguem em aberto, dependendo do que acontecer na decisão da competição sul-americana contra o Santos.