Eleito o melhor goleiro de dezembro na Liga Saudita, Marcelo Grohe voltou a brilhar com a camisa do Al-Ittihad, que, na segunda-feira (4), garantiu presença na decisão da Liga dos Campeões Árabes.
No segundo jogo das semifinais contra o Al-Shabab, também da Arábia Saudita, o time do ex-jogador do Grêmio venceu por 2 a 1. Agora, aguarda o vencedor do confronto entre o Ismaily, do Egito, e o Raja Casablanca, do Marrocos, que disputam a outra semifinal no dia 11. No jogo de ida, em casa, os egípcios venceram por 1 a 0 e jogarão pelo empate para avançar à final, programada para jogo único em Rabat, no Marrocos.
A competição, organizada pela União das Associações Árabes de Futebol (UAFAAC), é disputada desde 1981 e reúne os 38 principais clubes do mundo árabe. Mesmo sem classificar para o Mundial de Clubes, por exemplo, é considera a primeira competição intercontinental devido ao orgulho árabe envolvido no torneio, que tem tem times das confederações asiática e africana.
Grohe e Romarinho decisivos
Depois de ter empatado o primeiro jogo na casa do rival, em 2 a 2, o Al-Ittihad jogava pelo empate por 0 a 0 ou 1 a 1 para ficar com a vaga, já que o torneio tem o gol qualificado como critério de desempate. Porém, o time treinado por Fábio Carille viu a vantagem ser desmanchada logo aos 34 segundos, quando o português Fábio Martins acertou um belo chute no ângulo esquerdo de Grohe e colocou o Al-Shabab na frente.
Apesar do gol sofrido, o Al-Ittihad seguia precisando do empate para se classificar. A melhor chance da primeira etapa foi mais uma vez do Al Shabab. Aos 33 minutos, Fábio Martins recebeu passe na entrada da pequena área e chutou para grande defesa de Marcelo Grohe, que no jogo de ida havia defendido um pênalti cobrado pelo argentino Ever Banega.
— Feliz pela defesa, era um momento crucial do jogo. Certamente a classificação ficaria mais distante, porque mudaria tudo na partida. Todo mundo se entregou e acreditou que conseguiríamos essa classificação. A sensação é de felicidade, poder chegar à minha primeira final aqui. Sempre trabalho para conseguir estar em alto nível e poder ajudar o time a chegar aos lugares mais altos. Graças a Deus, fomos coroados com essa vaga, e agora é buscar o título – analisou o goleiro de 33 anos.
O Al-Ittihad pressionou no segundo tempo e só chegou ao empate aos 29, quando Romarinho aproveitou um rebote do goleiro Al-Bawardi. O ex-jogador do Corinthians ficou com a sobra e, a poucos metros da linha do gol, completou para as redes, deixando tudo igual. O atacante também havia marcado uma vez na partida de ida e é o artilheiro da competição com sete gols.
No final do jogo, aos 47 minutos, o atacante sérvio Prijović fez o gol da virada do Al-Ittihad, depois de um contra-ataque puxado por Fahad Al Muwallad.
— Não dá para escolher adversário. Temos de seguir treinando firme, com o objetivo de chegar em todas as competições. Também estamos nas quartas de final da Copa do Rei e com uma boa projeção na Liga. É trabalhar e trabalhar —afirma Marcelo Grohe.