Victor Ferraz, 32 anos, enfrentará o Santos defendendo o Grêmio na disputa das quartas de final da Libertadores. O jogo desta quarta-feira (16) será apenas o segundo dele com a camisa tricolor contra o ex-clube. No litoral paulista, o lateral-direito atuou 258 vezes em seis temporadas. A decisão, no entanto, não deve ser afetada pelo carinho que ele sente pela Vila Belmiro. Conhecer os jogadores e o ex-técnico Cuca é um atalho em campo para o gremista.
— É legal encontrar amigos e funcionários lá, mas na hora que a bola rolar vou defender essa camisa e fazer de tudo para classificar. É um jogo importante para a minha carreira — assegurou, em entrevista coletiva, nesta segunda.
Na ida, o empate em 1 a 1 na Arena foi analisado pelo lateral como uma boa atuação santista, reconhecendo que o Grêmio também esteve abaixo do retrospecto recente. No entanto, negou dependência do time por Jean Pyerre. Para Ferraz, a sequência positiva faz os adversários se esforçarem mais para superar o time. Uma eventual ausência do camisa 10 deve ser suprida pelo elenco.
— Obviamente ele (Jean Pyerre) acrescenta muito pela qualidade, mas se não jogar, o Renato coloca outro jogador que vai fazer a função muito bem e vamos buscar a classificação — resumiu.
Ferraz comparou o trabalho nas categorias de base dos dois clubes, garantindo ao torcedor gremista que as equipes sub-20 e sub-23, contra quem o profissional já treinou algumas vezes, trarão "garotos de qualidade". As semelhanças não param por aí. Para a decisão desta quarta, o lateral ex-Santos acredita que os paulistas não farão retranca pelo regulamento. Sua experiência pela equipe do litoral paulista diz que o rival gremista vai querer jogar com a bola em direção ao gol porque é a característica histórica do clube. O lateral afirma que o Grêmio também vai tentar propor o jogo, à maneira de Renato.
— Vai ser um jogo difícil, mas difícil também para o Santos. É chegar lá, cumprir bem aquilo que foi treinado, e sair classificado — projeta Victor Ferraz.
Santos e Grêmio disputam uma vaga na semifinal da Libertadores a partir das 19h15min desta quarta-feira (16), na Vila Belmiro, em Santos. Uma vitória simples classifica o Tricolor, que acaba eliminado em caso de derrota ou empate em 0 a 0. Igualdade em dois ou mais gols classifica os gaúchos. Um novo 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis.