Após uma breve negociação, Grêmio e Júlio César estão acertando a prorrogação do vínculo até o final de fevereiro de 2021. Há o entendimento que a temporada ainda está em curso e manter um goleiro experiente é importante para o plantel. Ao término do período, as partes podem conversar sobre uma nova prorrogação até o final da próxima temporada.
O defensor está na Arena desde 2019, depois de se destacar pelo Fluminense, mas nunca se firmou como titular. Inicialmente, concorria apenas com Paulo Victor, mas em 2020 viu a chegada e a afirmação de Vanderlei na meta gremista.
Internamente, a questão foi deixada para ser tocada nas últimas semanas do ano por conta da aposta no jovem Brenno. Como o goleiro de 21 anos está em recuperação de lesão muscular, os dirigentes resolveram estender o contrato de Júlio para contar com uma alternativa experiente no plantel até o final das disputas de 2020. Todas as bases dos 60 dias adicionais de novo contrato já foram acertadas, restam apenas troca das minutas e o anúncio, que deverá ser feito até o final do mês.
Não há certeza sobre a permanência do atleta para 2021 no Tricolor. Tudo dependerá da própria recuperação de Brenno e o desenrolar do restante da temporada, mas a tendência é de liberação.
Júlio César ainda não atuou pelo Grêmio em 2020. Sua última partida oficial foi em 29 de setembro de 2019, na derrota para o Fluminense, no Maracanã, por 2 a 1. Desde então, no máximo, ficou entre os suplentes. Pelo Tricolor, foram apenas 13 jogos disputados até o momento.