Mais do que apenas a vitória e os três pontos, que embalaram o Grêmio no Campeonato Brasileiro, a boa atuação no Maracanã, domingo (8), elevou o moral de alguns jogadores. Três, em especial, tiveram bom desempenho no fim de semana e se candidatam à titularidade para a partida desta quarta-feira, contra o Cuiabá, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil: Darlan, Jean Pyerre e Diego Churín.
— Nós temos um grupo bom, forte e grande. Qualquer time que entre em campo hoje, não tem esse é titular e aquele é reserva. É um grupo, e a gente roda porque eu confio em todos os jogadores — destacou o técnico Renato Portaluppi após a vitória no Rio de Janeiro.
Assim, a delegação tricolor viaja para o Mato Grosso com indefinições. Três delas, pelas boas exibições no domingo. Confira:
Darlan x Lucas Silva
Sem Maicon, lesionado, fica a dúvida sobre quem será o parceiro de Matheus Henrique na primeira linha do meio-campo gremista. Darlan fez boa partida contra o Fluminense e se credenciou a uma vaga entre os titulares. Inclusive, foi elogiado por Renato após o jogo:
— É um profissional exemplar, um garoto que todo mundo gosta, tem uma qualidade muito grande. É um bom jogador, mais um que descobrimos na base do Grêmio e que nos ajudar, independentemente de quantos minutos ou qual partida vai jogar.
Porém, seu concorrente por uma vaga entre os 11 é o jogador de linha que mais foi escalado na temporada. Com 37 jogos em 2020, Lucas Silva é o atleta que mais atuou pelo Grêmio, ao lado do goleiro Vanderlei, neste ano. Somado a isso, o poder de marcação e a experiência pesam a seu favor.
— Acho que o Darlan deveria jogar sempre, está entrando muito bem na equipe. Mas o Lucas Silva, em tese, pela experiência e confiança do treinador é quem deve ser escalado — avalia Paulo Vinícius Coelho, o PVC, comentarista do Grupo Globo, que esteve na transmissão da vitória do Grêmio sobre o Fluminense.
Jean Pyerre x Isaque
Para o setor de meio-campo, o Grêmio contratou o chileno César Pinares, que estava na Universidad Católica. O reforço, porém, ainda não poderá estrear, já que foi convocado para a seleção de seu país e chegará ao clube apenas no fim do mês. Assim, as opções para o jogo da Copa do Brasil são escassas. Com a impossibilidade de contar com Robinho na competição, Isaque foi utilizado contra o Juventude. Mas Jean Pyerre, antigo titular, foi bem no domingo e pode ganhar nova chance.
— É um jogador que tem uma qualidade muito grande. Muitos jogos a gente não tinha a posse de bola e não criávamos tanto justamente porque não tínhamos esse armador no meio. Foi importante a volta dele — afirmou Renato no Rio de Janeiro.
Para o duelo de quarta-feira (11), a escalação depende mais da condição física de Jean Pyerre do que de outros fatores. Se estiver bem após ter atuado por 79 minutos contra o Fluminense, deverá ser o titular.
— Como ele vem de lesão, pode sentir um pouco o ritmo, a perna pesada. Esses tipo de situação só o jogador e a comissão técnica podem saber. Mas, pela qualidade, manteria o Jean Pyerre no time — reforça José Luiz Plein, ex-meio-campista e ex-técnico do Grêmio.
Diego Churín x Diego Souza
No duelo de Diegos, o mais experiente, que acertou a renovação de contrato com o clube até o final de 2021, ainda deve seguir no time, apesar da boa atuação do recém-chegado no fim de semana. O argentino deu a assistência para o gol de Pepê no Maracanã, mas o veterano ainda é o artilheiro gremista na temporada, com 14 gols.
— A atuação do Churín foi muito boa, até porque ele ainda está se adaptando, está conhecendo melhor o grupo. Mas enquanto ele esteve em campo, se entregou, correu, ajudou e fez a jogada do gol — salientou Renato, após o jogo.
Na avaliação de Plein, Churín dá mais movimentação no ataque:
— Ele parece bastante efetivo. Não tem medo do confronto, vai para cima, tem qualidade e me parece ter mais mobilidade do que o Diego Souza.
Porém, PVC entende que Renato não deverá sacar o titular de imediato:
— Acho que o Diego Souza vai jogar (contra o Cuiabá). É o titular e agora cria-se uma disputa por posição. Mas ele não vai tirar o moral do Diego Souza assim, de cara. Renato não vai fazer isso, até porque o Churín não é o Lewandowski, o Haaland, uma unanimidade.
Números de cada um pelo Grêmio em 2020:
Darlan (22 anos)
- 19 jogos
- 1 gol
- 1 assistência*
- 10 vitórias
- 6 empates
- 3 derrotas
- 63,1% de aproveitamento
Lucas Silva (27 anos)
- 37 jogos
- Nenhum gol
- Nenhuma assistência*
- 18 vitórias
- 12 empates
- 7 derrotas
- 59,4% de aproveitamento
Jean Pyerre (22 anos)
- 17 jogos
- 1 gol
- Nenhuma assistência*
- 9 vitórias
- 6 empates
- 2 derrotas
- 64,7% de aproveitamento
Isaque (23 anos)
- 30 jogos
- 4 gols
- 1 assistência*
- 14 vitórias
- 10 empates
- 6 derrotas
- 57,7% de aproveitamento
Churín (30 anos)
- 3 jogos
- Nenhum gol
- 1 assistência
- 3 vitórias
- Nenhum empate
- Nenhuma derrota
- 100% de aproveitamento
Diego Souza (35 anos)
- 32 jogos
- 14 gols
- 5 assistências*
- 17 vitórias
- 9 empates
- 6 derrotas
- 62,5% de aproveitamento
* sem o número de assistências no Gauchão