O antigo empresário de Orejuela, José Velasco Tamayo, confirmou as tratativas para a permanência do colombiano seguir em Porto Alegre para a temporada de 2021. As conversas entre Grêmio e Cruzeiro já iniciaram e o estafe do atleta aguarda a finalização para sacramentar a estadia por mais tempo do lateral-direito.
— O tema está sendo conduzido diretamente pelo Grêmio. Estamos esperando que se confirme, mas não há nada confirmado — disse, em entrevista a GZH.
— Nós queremos. Orejuela quer ficar em Porto Alegre. Tudo depende de Grêmio se vai usar a opção que tem até 31 de dezembro. Esperando que nos confirmem se querem o uso da opção (de compra)— complementou.
Porém, conforme noticiado por GZH nesta quinta-feira (15), Palmeiras e Flamengo buscaram informações sobre o jogador nos últimos meses. Os adversários gremistas aguardam um desfecho negativo para avançar nas conversas:
— Palmeiras e várias equipes do Brasil querem o Manuel (Luis Orejuela) — relatou.
O Tricolor tem a opção de compra dos direitos econômicos do atleta até 31 de dezembro, data limite do empréstimo junto ao Cruzeiro. Porém, o clube gaúcho procura diminuir o valor previsto em contrato: 3,5 milhões de euros (R$ 22,9 milhões na conversão atual).
— Não há nada concreto, não há nada definido com o Grêmio. Esperamos pelo Grêmio — finaliza o agente.
Orejuela tem 21 partidas com a camisa gremista. O lateral, que recentemente completou 25 anos, tem metade do passe vinculado ao Cruzeiro e o restante ligado ao Ajax, da Holanda, que também espera lucrar numa transação.
Desde a sua chegada ao futebol brasileiro, o colombiano teve o seu nome ligado a outros empresários com a procuração de negociações no país. Há uma semana, Vinicius Prattes, agente gaúcho, anunciou ser o novo procurador do estrangeiro, substituindo Tamayo, que acompanhava o atleta há alguns anos.