O Grêmio terá de encarar um novo Flamengo nesta quarta-feira (19) no mesmo Maracanã onde levou 5 a 0 no ano passado, do velho rubro-negro, que custou a eliminação da Libertadores. Mas por que novo e velho Flamengo? Porque havia o time do Jorge Jesus e existe, agora, a equipe que está começando a ser organizada por Domènec Torrent.
— O Dome tentou implementar um estilo talvez mais próximo do que ele acha ideal com a improvisação do Rodrigo Caio na lateral direita e também com a entrada do Vitinho no lugar do Arrascaeta, mas não deu certo contra o Atlético-GO e ele voltou atrás na vitória sobre o Coritiba — relata o repórter Renan Moura, da Rádio Globo do Rio de Janeiro.
Ainda que tenha perdido os dois primeiros jogos à frente da equipe carioca, o treinador espanhol ainda busca o aperfeiçoamento do time. Pediu até mesmo uma reunião com o elenco antes do jogo contra o Coxa, vencido pelo Flamengo por 1 a 0. Dentro de campo, o time parecia se entender mais do que nas partidas anteriores, o que já indica uma evolução tática com o novo comandante.
— Para o último jogo, contra o Coritiba, o Flamengo teve uma atuação um pouco mais próxima daquilo que acontecia com o Jorge Jesus, com o time mais compactado, mas ainda um pouco distante daquele time que encantou o Brasil em 2019 — ressalta Moura, que acompanha o dia a dia do Rubro-Negro.
Se ainda está em fase de adaptação ao novo treinador, o poderio ofensivo do Flamengo é o grande ponto de preocupação para o Grêmio. A equipe marcou 48 gols em 25 jogos na temporada. Para exemplificar, são 18 gols a mais do que fez o Grêmio em 2020, em apenas quatro partidas a mais.
— O Grêmio precisa ter cuidado, e muito, com o ataque do Flamengo. O Gabigol, desde a volta do futebol, ainda não marcou. A gente até brinca aqui no Rio de Janeiro que está faltando a plaquinha de "Hoje tem gol do Gabigol" no estádio para ele conseguiu marcar. Mas ele, Bruno Henrique e Arrascaeta são muito perigosos — destaca o jornalista Renan Moura.
Além do mais, ainda que não esteja fazendo um bom início de Brasileirão, o Flamengo vem sendo criticado por desperdiçar muitas chances de gol. Ou seja, a equipe cria, mas não é efetiva. Algo que vem sendo cobrado por Domènec Torrent nos treinamentos, para que sua equipe melhore no acabamento das jogadas.
Sem mistérios, o time não conta mais com Rafinha, mas terá o retorno do goleiro titular após cumprir suspensão e irá a campo com Diego Alves; João Lucas, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.