![Lucas Uebel / Grêmio FBPA/Divulgação Lucas Uebel / Grêmio FBPA/Divulgação](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/26223798.jpg?w=700)
Renato Portaluppi diz já ter escolhido seus 11 titulares para a final do Gauchão, contra o Caxias, no domingo, às 16h, na Arena. Estará em jogo a única taça possível neste 2020 da pandemia do coronavírus — Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores terminarão apenas em 2021. E há boas notícias para a torcida gremista.
Na entrevista da tarde de sexta-feira (28), o técnico confirmou que Diego Souza, lesionado desde o jogo contra o Flamengo, e Pepê, substituído no segundo tempo da vitória por 2 a 0 da ida no Centenário devido a dores na coxa, treinaram e estarão na delegação. A escalação, no entanto, será divulgada pelo treinador apenas uma hora antes da partida:
— Todo o grupo estará concentrado, qualquer um deles pode jogar. O importante é todos estarem à disposição, o grupo todo querendo. Na minha cabeça, não tenho dúvida alguma da equipe que vai enfrentar o Caxias.
Caso opte por deixar Diego Souza e Pepê no banco de reservas (só há seis vagas), as opções seriam Isaque, que vem atuando na vaga do artilheiro, e Everton, que fez um golaço, fechando o placar no Centenário, quarta.
O placar permite que o Tricolor seja campeão até mesmo perdendo por um gol de diferença. Se for derrotado por dois, a decisão será nos pênaltis. Confirmando o tri, será a sétima taça de Renato desde 2016 — o que o igualará a Felipão e Telêmaco na segunda posição. Osvaldo Rolla, o Foguinho, é o líder, com dez títulos entre 1956 e 1960.
A principal dúvida de Renato deve ser defensiva. Kannemann e Orejuela cumpriram suspensões. O argentino reassume naturalmente seu lugar na zaga, ao lado de Geromel. Já a lateral direita ainda é disputada entre Victor Ferraz e o colombiano.
— Independentemente de quem jogar, fico tranquilo porque os dois estão bem. Victor saiu e estava bem, voltou e não sentiu nada. Panita (apelido de Orejuela) vinha jogando, aproveitou as oportunidades e esteve muito bem. Tranquilidade total — resumiu o comandante.
No meio, Matheus Henrique está suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo na primeira partida da final. Ele deve ser substituído por Lucas Silva, mas o técnico não revelou sua preferência. A outra possibilidade é Darlan.
Lacerda faz mistério
Do outro lado, o Caxias teve apenas um treino com todos os jogadores à disposição do técnico Rafael Lacerda, na manhã de sábado. Na sexta-feira, o treinador revelou que dois atletas serão preservados da atividade. O mistério está no ataque. O centroavante Marcelo Campanholo e o atacante Claudinho serão usados, mas não há confirmação de quem começa.
— Apto (Marcelo) está, foi bem no jogo. Era difícil começar com ele, porque não tinha feito amistoso ou jogo-treino. Mas é um atleta que entrou muito bem — respondeu o comandante grená.
Sobre Claudinho, o treinador afirmou:
— Ele se encontra em condições de 45 minutos, mas é numa final e daqui a pouco o jogador consegue ir mais tempo. Se fosse uma partida normal, ele não iria. Mas como é uma situação diferente, é um atleta experiente e vou usar ele nesse jogo.
O Caxias precisa vencer por dois gols de diferença na Arena para levar a decisão aos pênaltis ou vitória por três gols para ser campeão no tempo normal.