Atual bicampeão do Gauchão, o Grêmio encara o Novo Hamburgo neste domingo (2), às 19h, no retorno à Arena para o duelo que vale vaga na final da Taça Francisco Novelletto. O Tricolor jogou em casa pela última vez em 15 de março, quando venceu o São Luiz por 3 a 2, de virada, já sem presença de torcedores em razão dos primeiros casos de coronavírus no Rio Grande do Sul.
Por coincidência da tabela, Grêmio e Novo Hamburgo se enfrentaram na última quarta-feira pela rodada final da fase de classificação do segundo turno. Na ocasião Renato Portaluppi mandou a campo o time reserva em um jogo que foi dominado pelo Tricolor, mas terminou sem gols na Arena Alviazul.
Para este domingo, Renato conta com quase todos os titulares à disposição. A exceção é Cortez, que ainda não jogou na retomada do Gauchão por ter sido contaminado com covid-19. Com isso, Guilherme Guedes, que vem tendo boas atuações, será mantido na equipe.
A dúvida no time está no meio. Titular, Maicon disputou apenas os 45 primeiros minutos do Gre-Nal desde a volta do Estadual. Pelo ritmo de jogo, Lucas Silva aparece como opção para acompanhar Matheus Henrique na primeira linha do meio-campo.
O Grêmio é dono da melhor campanha do segundo turno. Em seis jogos, obteve quatro vitórias e dois empates. Na volta do Estadual, porém, o Gre-Nal foi a única vitória em três compromissos. O Tricolor tentará mostrar diante do Novo Hamburgo que segue no caminho certo para tentar o tricampeonato gaúcho, algo que não conquista desde os anos 1980.
Novo Hamburgo chega desgastado
Time de pior campanha no primeiro turno, o Novo Hamburgo conseguiu se recuperar na competição. Na retomada do Gauchão somou cinco pontos em três rodadas para chegar à semifinal. O desafio dos comandados de Márcio Nunes é repetir o feito que o clube alcançou em 2017, ano do seu único título estadual, quando eliminou o Grêmio na fase semifinal.
Para o jogo deste domingo, Nunes tem dúvidas na formação da equipe por questões físicas. Diego Ivo saiu do confronto com o Grêmio na quarta-feira lesionado enquanto William Schuster se recupera de dores musculares e pode reaparecer como titular.
— Estamos preparados e trabalhamos para sonhar alto, mas a questão do desgaste físico é uma grande preocupação. Nosso grupo é reduzido, temos 22 jogadores, sendo seis da base. Tivemos dois titulares que saíram com desconforto contra o Grêmio — admitiu o treinador.
Mesmo que o Grêmio tenha feito a melhor campanha da fase de classificação do segundo turno, a única vantagem do Tricolor neste domingo é poder jogar na Arena. Isso significa que qualquer empate no tempo normal levará a decisão da vaga na final nos pênaltis. Não há possibilidade de prorrogação.