Quase 20 dias depois de o futebol voltar no Rio Grande do Sul, Thiago Neves enfim retornou aos gramados com a camisa do Grêmio. Foi no último domingo (9), na estreia gremista no Brasileirão com vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, gol de Diego Souza. O camisa 10 entrou aos 38 minutos do segundo tempo na vaga de Maicon e ficou em campo até o fim da partida, tendo atuado por apenas 13 minutos. Foi um reencontro com a bola, depois de sentir um desconforto que o tirou das primeiras partidas do retorno do Gauchão.
Conforme o site SofaScore, no período que ficou em campo, Thiago não produziu muito e também não colaborou para que o Grêmio pudesse fazer o seu segundo gol no jogo. Tentou cinco passes, mas só acertou três e errou os outros dois. Também perdeu duas vezes a bola, e em uma delas provocou um contra-ataque do Fluminense, que levou perigo ao gol de Vanderlei.
Com a ausência de Jean Pyerre, que não atuou contra os cariocas, o meio-campista era, inclusive, apontado para começar a partida, mas acabou perdendo a vaga para o garoto Isaque, autor de um dos gols do último Gre-Nal.
O mapa de calor (veja abaixo) aponta que Thiago se manteve mais na intermediária pelo lado esquerdo de ataque gremista, ainda que tenha flutuado por todo segundo terço do campo. Ele chegou a entrar na área em alguns momentos, mas não concluiu no gol do goleiro Muriel.
O camisa 10 gremista é uma das alternativas de Renato Portaluppi para a partida da próxima quarta-feira (12), às 21h30min, em Fortaleza, contra o Ceará. Ainda não está definido o planejamento tricolor para a segunda rodada do Brasileirão.