A surpreendente liderança do Vasco após quatro rodadas disputadas no Brasileirão — mesmo que o time tenha um jogo a menos — é o grande assunto no noticiário esportivo do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (21), dia em que o clube completa 122 anos de fundação.
Esta é a primeira vez que os vascaínos comemoram a primeira posição no campeonato desde a quinta rodada da edição de 2012, ano em que o time de São Januário terminou em quinto lugar, atrás de Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo.
O clima de euforia tomou conta após a vitória por 3 a 0 sobre o Ceará, na quinta, em Fortaleza. Após a partida, algumas frases como "de candidato ao rebaixamento a possível candidato ao título" surgiram nas transmissões das emissoras de rádio.
— É um grande início de campeonato, sim. Mas toda a empolgação, nós deixamos com a torcida. Nós, atletas, estamos muito felizes, mas estamos conscientes de que é só o começo, que falta muita muito, e queremos brigar por coisas grandes — disse o capitão Leandro Castán, após a vitória diante do campeão da Copa do Nordeste.
"Vascão 100% líder" estampa o jornal Extra, com uma foto de Fellipe Bastos e Germán Cano, comemorando um dos gols da vitória na Arena Castelão. A publicação destaca que a liderança dá motivos de sobra para o torcedor comemorar o aniversário do clube.
"BrinCano no Brasileirão" é a manchete do Expresso da Informação, que faz um trocadilho com o sobrenome do argentino Germán Cano, autor de 12 gols em apenas 16 partidas pelo Vasco — três deles no torneio nacional. O periódico ainda destaca que o torcedor pode brincar com o rival: "Flamengo em outro patamar: o rebaixamento!", já que o atual campeão brasileiro, neste momento, é o 17º colocado.
O Meia Hora segue a mesma linha e destaca: "Segue o líder", com um foto de Cano, elogios ao técnico Ramón e ao volante Fellipe Bastos. No mesmo quadro, uma foto de Gabigol segurando um cartaz que, em vez de ter a frase "Hoje tem gol do Gabigol", aparece com os dizeres "Hoje tem Fla no Z-4".
Depois de vencer o Ceará, a delegação do Vasco retornou para o Rio de Janeiro durante a madrugada desta sexta-feira. Em voo fretado, os jogadores chegaram por volta das 3h30min e devem treinar no período da tarde. No domingo, o líder do Brasileirão enfrentará o Grêmio, às 16h, em São Januário.