Mesmo sem nunca ter alcançado o status de titular no Grêmio, Thaciano tem boa aceitação entre alguns clubes do futebol brasileiro. Após o assédio de Cruzeiro e Coritiba no começo de 2020, antes da pandemia suspender o calendário do futebol no país, mais uma equipe se juntou à lista de interessadas no meio-campista: o Athletico-PR. O representante do atleta confirmou a investida e também a recusa do Tricolor na liberação:
— O Grêmio não tem interesse em emprestar o Thaciano. O Grêmio conta com ele para disputar as competições durante o ano — disse Gutemberg Souza.
O modelo apresentado pelo clube paranaense aos dirigentes gremistas foi de empréstimo com valor fixado para aquisição definitiva. Como ele é peça utilizada de forma recorrente nas partidas do Grêmio, apesar da condição de reserva, a opção não foi levada adiante.
— O Athletico faria uma proposta até maior do que um ano com a opção de compra. O Grêmio acabou de comprar o Thaciano, não faz sentido emprestá-lo. Ele é utilizado em várias posições — argumenta o empresário.
O contrato entre as partes tem duração até o final de 2022. Desde 2018 na Arena, Thaciano foi utilizado como meia ofensivo e volante. O atleta acumula 68 partidas e sete gols marcados pelo clube. Somente em 2020, o jogador foi utilizado em seis oportunidade até a lesão que o tirou dos últimos compromissos antes da paralisação dos torneios.
O Athletico não foi o único clube que tentou o empréstimo do meia. Na virada do ano, Cruzeiro e Coritiba também buscaram informações sobre um possível empréstimo, rechaçado pelo Grêmio. A tendência é de permanência por mais tempo em Porto Alegre.