O estádio Antônio Vieira Ramos, o Vieirão, a casa do time feminino do Grêmio, passou por uma reforma no gramado neste mês de julho. De acordo com a agrônoma Maristela Kuhn, responsável pela manutenção do piso, os serviços de manutenção têm acontecido desde 2018, mas a pouca utilização do campo em 2020 em função da ausência de treinos pela pandemia de coronavírus, possibilitou um trabalho amplo de melhoria.
— O gramado do estádio sempre foi mais compactado, além de ter buracos e falhas na região central. Então, era fundamental uma reforma completa e com mais tempo de duração para solucionar problemas, deixando ele em melhores condições de receber as atletas quando o futebol retornar — explicou a agrônoma.
A reforma contemplou a descompactação do solo, nivelamento e colocação de areia especial em diferentes camadas, melhoria no sistema de drenagem, troca na faixa central do campo, além de melhoria no sistema de irrigação e plantio da semente da grama de inverno Ryegrass. Equipamentos para manutenção e corte de grama também foram adquiridos, completando o investimento no gramado da casa da equipe feminina tricolor. O tratamento é o mesmo dado aos gramados dos CTs Luiz Carvalho e Hélio Dourado.
O Vieirão ainda está à prefeitura de Gravataí para receber pessoas em situação de rua durante a pandemia. A equipe feminina do Grêmio retornou às atividades no início do mês de julho, mas a realização dos treinos ocorre de forma remota. Com a previsão de retorno do Campeonato Brasileiro Feminino A1 para o dia 29 de agosto, o departamento de futebol aguarda os protocolos da CBF para a retomada das atividades em campo.