O Grêmio é um clube formador, que tem atletas que já defenderam a Seleção e, inclusive, conquistaram a Copa do Mundo com a camisa verde e amarela. Outros chegaram ao Tricolor já consagrados por terem vencido a competição.
Sabendo disso, GaúchaZH selecionou cinco jogadores que passaram pelo Tricolor e chegaram ao ápice com a Seleção Brasileira.
Confira os jogadores
Everaldo (1970)
Formado no clube, o lateral-esquerdo foi o primeiro gremista a se sagrar campeão da Copa do Mundo, em 1970. Sua trajetória com a Seleção começou em 1967, quando foi convocado pela primeira vez. Junto com Pelé, Rivelino e Jairzinho, conquistou o tricampeonato no México.
Por este feito, Everaldo ganhou uma estrela dourada na bandeira do Grêmio.
Em 1974, quando retornava de Cachoeira do Sul, seu carro chocou-se contra um caminhão e o acidente acabou tirando sua vida.
Zinho (1994)
Sete anos antes de chegar em Porto Alegre, o meio-campista foi campeão da Copa do Mundo com a Seleção. À época, Zinho era um dos principais jogadores do Palmeiras, que conquistou o bicampeonato paulista e brasileiro, em 1993 e 1994.
No Grêmio, foi campeão da Copa do Brasil de 2001 e, por sua importância na conquista, acabou sendo eternizado na Calçada da Fama do Tricolor.
Ronaldinho Gaúcho (2002)
Maior talento já revelado nas categorias de base do Grêmio e um dos melhores jogadores da história do futebol, o ex-camisa 10 tricolor havia saído de Porto Alegre há pouco mais de um ano em uma transferência polêmica. Antes de assumir a camisa de Rivaldo, Ronaldinho usava a 11 e foi com esse número que o gaúcho ajudou Felipão, Ronaldo e companhia a conquistarem a Copa do Mundo de 2002, no Japão e na Coreia.
Teve a oportunidade de retornar ao Tricolor quase 10 anos depois de sua saída, mas optou por jogar no Flamengo, mantendo a má relação com a maioria dos torcedores gremistas.
Anderson Polga (2002)
Talvez você não saiba, mas Anderson Polga também foi campeão do mundo com a Seleção. Na Copa de 2002, foi reserva de Lúcio, Roque Júnior e Edmilson e, inclusive, participou de duas partidas: a vitórias contra a Costa Rica pelo placar de 5 a 2 e contra China por 4 a 1, ambas na primeira fase.
Revelado pelo Grêmio em 1999 como volante, virou zagueiro e ficou no clube até 2003, quando se transferiu para o Sporting, de Portugal. Em Porto Alegre, foi campeão da Copa do Brasil em 2001 e bicampeão gaúcho.
Luizão (2002)
A história de Luizão no Grêmio é curiosa. Foram apenas seis jogos e um gol. Chegou à Seleção pelo Corinthians, mas foi convocado jogando pelo Tricolor. O próprio atleta, ainda em 2002, admitiu que usou o clube gaúcho para disputar a Copa do Mundo de 2002.
— Acertei com o Grêmio porque precisava jogar para ir à Copa. Mas o clube também aproveitou a oportunidade de levar um atleta de Seleção Brasileira barato. O Grêmio me usou, e eu usei o Grêmio. Estou no meu direito — disse o ex-atacante, à época, ao jornal Folha de São Paulo.