Depois de se destacar na Ferroviária, de Araraquara, e chegar ao Santa Cruz, Grafite desembarcou em Porto Alegre em 2002 para defender o Grêmio, tendo feito no ano anterior cinco gols em 22 jogos. No entanto, sua trajetória pouco durou. Não foram mais de cinco jogos e uma lesão. Na temporada seguinte foi jogar na Coreia do Sul, o que não durou muito.
Voltou ao Brasil para jogar no Goiás, fazendo uma boa campanha no certame nacional sendo comandado por Cuca. Isso fez o São Paulo ir ao Estado do Centro-Oeste para contratar alguns atletas, caso de Grafite. No time paulista, virou conhecido no Brasil.
Em 2004, fez 22 gols em 54 partidas, virando um dos principais jogadores do elenco paulista ao lado de Luís Fabiano. No ano da conquista da Libertadores de 2005, conviveu com lesões, voltando apenas nos últimos três jogos do Brasileirão e na conquista do Mundial daquele ano. Inclusive, sendo convocado pela primeira vez para a Seleção.
Com uma saída conturbada do São Paulo, foi para a Europa atuar pelo Le Mans, da França. Depois de três anos com a camisa do time francês foi contratado pelo Wolfsburg, da Alemanha. Lá, viveu o ápice como jogador. Na temporada 2008/2009, formando dupla com o bósnio Dzeko, foi campeão e artilheiro da Bundesliga com 28 gols, um recorde para estrangeiros. Seu bom desempenho pelos "Lobos" fez com que fosse convocado por Dunga para disputar a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Ali, chegou ao ápice de sua carreira de jogador de futebol. Ao término de 2011, Grafite foi atuar nos Emirados Árabes, tendo conquistado títulos e sendo ídolo local também. Teve breve passagem no Catar e resolveu voltar ao Brasil em 2015 para defender o Santa Cruz, mais uma vez. Apesar de ir bem na primeira temporada em que retornou, foi em 2016 que ele ajudou o clube pernambucano a conquistar a Copa do Nordeste — fez 56 jogos e 24 gols.
Chegou a ir jogar no Athletico-PR em 2017, mas em função das lesões, acabou rescindindo seu contrato meses depois de assiná-lo. Voltou ao Santa Cruz, mas encerrou sua carreira no final daquele ano. Atualmente, é comentarista dos canais Globo.