Com a perspectiva de altos prejuízos por conta da paralisação do futebol, o Grêmio observa outros meios de incrementar suas receitas em 2020. Uma das possibilidades de renda está no mecanismo de solidariedade, obtido por meio da transferência de jogadores revelados no clube. Neste cenário, a direção acompanha com atenção as recentes especulações sobre o futuro do volante Arthur.
Considerada a maior venda da história do futebol gaúcho, Arthur já rendeu mais de R$ 120 milhões aos cofres gremistas. Agora, para que o Tricolor tenha novos ganhos em uma possível negociação do Barcelona, é preciso que o jogador não seja envolvido em uma troca.
— O mecanismo de solidariedade, para que seja aplicável e passível de cobrança, depende que exista uma transferência na qual os dois clubes tenham pactuado um valor financeiro, um montante pela operação. Portanto, quando há troca pura e simples de atletas, sem qualquer valor financeiro estipulado, em tese, não se aplica. Contudo, futuramente, teria de se analisar o contrato de transferência firmado, porque pode haver determinados elementos, cláusulas ou algum tipo de precificação que possibilite cobrança — explica o advogado Eduardo Carlezo, especialista em direito esportivo.
O envolvimento de Arthur em trocas já foi aventado por jornais espanhóis, que garantem o desejo do Barcelona no meia Pjanic, da Juventus, e no atacante Lautaro Martínez, da Inter de Milão. Além destes dois clubes da Itália, o inglês Tottenham também já foi citado como interessado no ex-volante gremista.
A chance do Grêmio em lucrar com uma possível transferência só será possível caso, além do jogador, o clube catalão receba quantia em dinheiro. Cada vez que um atleta é vendido, o clube formador tem direito a 5% do valor total da transação. No caso de Arthur, que atuou dos 15 aos 21 anos em Porto Alegre, o Tricolor receberia 3,25% do montante final. O restante (1,75%) seria do Goiás.
Entretanto, todas as notícias veiculadas, seja na imprensa da Espanha ou da Itália, não passam de especulações. Tanto que, nenhum dos jornais apresentou valores de uma oferta.
Além disso, o próprio atleta publicou uma nota destacando seu desejo de permanecer no Camp Nou. Ou seja, para lucrar com a transferência, o Grêmio precisa torcer para que ela se confirme. Depois, que não seja concluída em uma troca simples entre jogadores.