Em três anos no comando do Grêmio, Renato Portaluppi caracterizou seu trabalho no clube por manter a forma de jogar da equipe. Foram poucas oportunidades em que ele fez mudanças no esquema de jogo do Tricolor. Em razão disso, as possibilidades de surpresas do treinador gremista para o Gre-Nal 422 do próximo domingo (3), na Arena, passam por alterações em nomes de alguns jogadores.
A primeira mudança de Renato que poderia causar surpresa para o Gre-Nal não passa por jogadores de linha, mas sim no gol. Com o mau momento vivido por Paulo Victor, o garoto Phelipe Megiolaro surge como alternativa para iniciar o clássico. A escalação do jovem seria uma alteração ousada do treinador gremista. Megiolaro, de 20 anos, fez apenas uma partida no time profissional — derrota por 2 a 1 para o Fortaleza no último dia 19.
Outra forma para Renato Portaluppi surpreender no clássico pode ser no ataque. Após entrar no decorrer do jogo com o Vasco e marcar o gol que abriu empate para a virada, Pepê está em alta no Grêmio. O jovem atacante é opção para o lugar que normalmente é de Alisson, no lado direito do ataque. É nesse setor que o Inter tem Zeca como lateral e vem tendo atuações bastante criticadas.