A delegação do Grêmio no Rio de Janeiro está repleta de garotos oriundos das divisões de base. Como os titulares permaneceram em Porto Alegre, treinando para a semifinal da Libertadores, contra o Flamengo, o técnico Renato Portaluppi convocou diversos meninos para compor o banco de reservas no jogo contra o Fluminense, neste domingo (29), pelo Brasileirão. Cinco deles estão sendo relacionados pela primeira vez em uma partida do grupo principal: o zagueiro Ruan, o volante Varela, os meias Isaque e Jhonata Robert e atacante Ferreira.
Ruan, 20 anos, já é destaque do Grupo de Transição há algum tempo; o volante Varela é polivalente e vem atuando na lateral esquerda; o meia Isaque já foi titular do time principal no Gauchão 2018; Jhonata Robert, por sua vez, mesmo tendo um problema de deficiência auditiva, destaca-se pelos dribles e pela velocidade no meio-campo; o atacante Ferreira, mais badalado dos garotos, é artilheiro do Brasileirão de Aspirantes.
Conheça mais detalhes sobre as cinco promessas da base convocadas por Renato para a partida contra o Fluminense:
Ruan, 20 anos (zagueiro)
Revelado pela base do Novo Hamburgo, o defensor destaca-se por unir a velocidade e a alta estatura. Com 1,87m de altura, é bom na bola aérea e costuma atuar no lado direito da defesa.
Varela, 19 anos (volante)
Natural de Natal-RN, foi contratado do ABC, em 2017, em um pacote que incluiu também o zagueiro Rodrigues e o lateral Jeferson. Sua posição é primeiro volante, mas vem jogando na transição como lateral-esquerdo, devido à lesão do titular Kazu. Destaca-se pela imposição física e pela qualidade na bola aérea.
Isaque, 22 anos (meia)
É titular do time de Transição no Brasileirão dos Aspirantes. Natural de São Paulo, foi buscado no São Bento, do interior paulista. No início do Gauchão 2018, atuou improvisado como atacante, já que os titulares estavam de férias, devido à disputa do Mundial de Clubes 2017, em Abu Dhabi.
Jhonata Robert, 19 anos (meia)
É um meia que joga preferencialmente pelo lado direito. Foi destaque na última edição da Copa São Paulo. Tem um bom chute de longa distância, cobra faltas, tem velocidade e qualidade no drible. Por conta de uma deficiência auditiva parcial, atua com um aparelho auditivo nos jogos. É natural do Recife-PE.
Ferreira, 21 anos (atacante)
Natural de Dourados-MS, é artilheiro do Brasileirão de Aspirantes, com 11 gols em 15 jogos. Apesar de destro, atua como atacante pelo lado esquerdo, assim como Everton. Destaca-se pelo drible curto e vem sendo observado por Renato para subir em definitivo para o grupo principal na próxima temporada. Antes de se firmar no Grupo de Transição, foi emprestado para São Luiz, Toledo-PR, Cianorte-PR e Aimoré.