Após muita insistência e uma negociação complexa com a Udinese, o Grêmio conseguiu fazer Felipe Vizeu desembarcar em Porto Alegre. É bem verdade que a contratação de Diego Tardelli, um mês depois, ofuscou um pouco sua chegada. Mas o fato é que o ex-jogador do Flamengo não conseguiu desempenhar seu melhor futebol com a camisa tricolor. Nesta quarta-feira (1), no empate com o Avaí, o centroavante completou sua 10ª partida sem balançar as redes.
O curioso é que, em suas primeiras aparições, Vizeu deu a impressão de que seria uma sombra para Jael. Chegou a marcar dois gols nas goleadas sobre Avenida e Caxias, entrando no segundo tempo — o segundo foi eleito o gol mais bonito do campeonato, inclusive. Por isso, quando o antigo titular foi vendido para o Japão, herdou a titularidade. Mas parou por aí. Começou a viver sua seca e perdeu a vaga para André.
Ao todo, o ex-flamenguista disputou 14 jogos pelo Tricolor — sete como titular e os outros sete ingressando no decorrer das partidas. Foram 620 minutos em campo, o que dá uma média de um gol a cada 310 minutos. Com exceção de sua passagem pela Itália, onde não fez nenhum gol em cinco rodadas, trata-se da pior marca do jogador na carreira.
Destaque do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016, Vizeu subiu para o time profissional para ser o reserva imediato de Paolo Guerrero, hoje no Inter. Assim, marcou oito vezes em 26 jogos, com uma média de um gol a cada 151 minutos.
Em 2017, assumiu a titularidade quando o centroavante peruano foi flagrado no doping, no final do ano, mas obteve média inferior ao ano anterior — um gol a cada 227 minutos. Foram nove gols em 38 jogos.
Por fim, de janeiro a junho de 2018, quando foi vendido à Udinese, melhorou um pouco mais seu desempenho, com um gol a cada 154 minutos (três gols em 11 jogos). Ainda assim, geralmente saía do banco de reservas para substituir Henrique Dourado.
Confira os números de Felipe Vizeu no futebol brasileiro:
2019: 2 gols em 14 jogos pelo Grêmio (620 minutos) — média de um gol a cada 310 minutos
2018: 3 gols em 11 jogos pelo Flamengo (464 minutos) — média de um gol a cada 154 minutos
2017: 9 gols em 38 jogos pelo Flamengo (2049 minutos) — média de um gol a cada 227 minutos
2016: 8 gols em 26 jogos pelo Flamengo (1211 minutos) — média de um gol a cada 151 minutos