Na atual Libertadores, ninguém jogou mais do que o Libertad, rival do Grêmio nas oitavas de final do torneio. É o único time entre os 16 classificados que vem atuando desde a segunda rodada eliminatória, antes da fase de grupos. Já são 10 partidas na competição com seis vitórias, um empate e três derrotas. Deixou para trás o The Strongest e o Atlético Nacional-COL nas fases preliminares da Libertadores e ficou à frente do próprio time gaúcho no Grupo H.
Adrian Martínez, com seis gols, e Oscar Cardozo, com quatro, são os goleadores do time treinado pelo argentino José Chamot, que foi contratado em março para substituir o colombiano Leonel Álvarez. O time paraguaio chegou a ter 100% de aproveitamento, com quatro vitórias em quatro jogos, mas caiu de rendimento nas últimas semanas, perdendo em casa para o Grêmio e fora para o já eliminado Rosario Central.
Na Arena, pela segunda rodada, o Libertad surpreendeu o Grêmio ao vencer por 1 a 0. Três jogos depois, pela penúltima rodada, o time de Renato Portaluppi devolveu a vitória, desta vez por 2 a 0 no Estádio Defensores del Chaco.
Desempenho do Libertad na Libertadores 2019
10 jogos - 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.
18 gols marcados
10 gols sofridos
1º no Grupo H com 12 pontos.
Eliminou nas fases preliminares o The Strongest-BOL e o Atlético Nacional-COL.