Faltou tesão para o Grêmio vencer o São Luiz, neste domingo (31), pela semifinal do Gauchão, em Ijuí. A afirmação é do técnico gremista, Renato Portaluppi. Após o empate em 0 a 0 no Estádio 19 de Outubro, o treinador cobrou dos seus jogadores de frente mais vontade na hora de finalizar as jogadas criadas.
— Valeu pela luta, mas o meu aborrecimento foi que a gente não teve o tesão de fazer o gol. Em uma semifinal de campeonato, você não pode querer inventar, tem de fazer o simples. No futebol, o simples é bonito, o gol bonito não vale dois. Tivemos duas grandes oportunidades no segundo tempo, mas não aproveitamos — afirmou Renato, referindo-se às chances desperdiçadas por Pepê, que chutou em cima do goleiro Paulo Gianezini, e Thaciano, que teve espaço para cabecear, mas tentou o domínio e perdeu a bola.
Para o treinador, a "falta de tesão" pode ter se dado pela desconcentração dos atletas:
— Você tem de estar preparado, ligado, desconfiando sempre. Porque a bola vai chegar, e ela chegou praticamente dentro da área pequena. Eu nunca vi o Messi invetando, o Zico inventando, o Pelé inventando. O simples no futebol é bonito, então façam o simples. É isso o que eu digo para eles.
Renato, no entanto, fez questão de valorizar o adversário neste domingo.
— A gente tem que dar os méritos (para o São Luiz), não chegou a uma semifinal de Gauchão à toa. Chegou pelos seus méritos, a gente sempre respeitou — afirmou o técnico, que voltou a recordar as oportunidades perdidas. — Se tivéssemos feito um arroz e feijão, mesmo em uma tarde como hoje, pode ter certeza que o final teria sido bem diferente — concluiu.
Confira outros pontos da entrevista:
Time se esforçou menos?
"A equipe lutou, brigou, estou falando de falta de tesão no momento de finalizar. As duas grandes oportunidades que tivemos no segundo tempo, com Thaciano e Pepê, foram os dois lances que me aborreceram. No mais, a equipe lutou e brigou. A gente tem que dar méritos para o adversário, que lutou e brigou bastante."
Necessidade de fazer gols na quinta-feira
"A gente sempre procura acertar, em qualquer momento do jogo. Hoje (domingo), infelizmente, não estivemos em uma tarde muito feliz, principalmente na bola parada. Quinta-feira é outro time, mas a gente treina bastante, tanto que em outros jogos essa equipe soube aproveitar bem a jogada. Criamos muito pouco e as chances que tivemos, aquilo que falei, não tivemos o tesão necessário."
Problemas na zaga
"O adversário não criou praticamente nada, toda hora a gente tem um jogador diferente ali na zaga. Hoje, tanto Michel quanto Kannemann deram conta do recado. Quem estiver em condições vai jogar na próxima quinta-feira, quem não tiver vai ficar em Porto Alegre."