Embora tenha a confiança de Renato Portaluppi para ser titular no Grêmio, Bruno Cortez não está com as estatísticas ao seu lado quando o assunto é alçar a bola na área. No Gauchão, por exemplo, o lateral-esquerdo tentou cruzar 23 vezes em oito jogos: acertou em apenas duas tentativas. Ou seja, no campeonato, em média, concluiu um levantamento corretamente a cada 10 chances. Os dados são da Footstats.
No Estadual, com a rodagem do grupo, Juninho Capixaba foi quem mais atuou no flanco esquerdo. Nas 10 partidas que esteve em campo, ele acertou 10 cruzamentos, enquanto errou 27.
A título de comparação, do lado oposto, Léo Gomes acertou praticamente 30% das bolas levantadas na área: foram seis ações corretas e 14 erradas.
Pela Libertadores, apenas Cortez atuou no setor. Ele acertou quatro cruzamentos nas 19 oportunidades em que tentou levantar a bola na área. Somando seus números na temporada, são 42 tentativas: sete acertos e 36 erros. Uma média de um acerto a cada seis oportunidades.
No torneio continental, Renan Lodi, do Athletico-PR, é o lateral que mais chegou à linha de fundo para cruzar: 34 vezes. Acertou sete. Uma média de praticamente um acerto a cada cinco erros.