A vitória do Grêmio sobre o Inter em um Gre-Nal de reservas passou, em parte, pela atuação destacada do jovem volante Matheus Henrique. O desempenho do jogador rendeu elogios de Renato Portaluppi e comparações com Arthur e Maicon, exemplos de meio-campistas que marcam, mas também têm qualidade com a bola nos pés.
— O Matheus vem em um grande momento. Falei no ano passado que tinham muito a crescer, não só ele, como o Jean Pyerre também. Estão pedindo passagem, mas eles jogam em posições que têm grandes jogadores também. O momento é muito bom. Não importa quem jogue, o importante é que deem conta do recado. Matheusinho tem a minha admiração, tem algumas características do Arthur. Bom para o Grêmio, para o treinador, ter várias opções — disse o treinador, após a vitória no clássico.
Renato afirmou que nem sempre optará por Matheus Henrique porque valoriza uma montagem equilibrada do time.
— Ele tem características semelhantes às do Maicon, gosto que os volantes saibam jogar. O Rômulo não tem essa característica, eu poderia ter colocado mais um homem de criação. Mas não adianta ganhar de um lado e perder na bola aérea. O Inter tinha bons jogadores de cabeça. O Inter estava jogando pela bola parada e daqui a pouco acha um gol porque o time estava mais baixo. É importante ter jogadores como o Matheus, Maicon, mas também como o Rômulo — observou.
Na quarta-feira (20), Matheus Henrique pode ganhar uma nova oportunidade. Contra o Pelotas, na última rodada da primeira fase do Gauchão, o Grêmio voltará a usar uma formação alternativa.