Grêmio

Em alta

Renato encaminha classificação do Grêmio no Gauchão antes de fazer curso na CBF

Técnico conta com ataque em grande momento e também dá ritmo de jogo a seu grupo

Adriano de Carvalho

Enviar email
Porthus Junior / Agencia RBS
Renato trata de deixar Grêmio na liderança antes de fazer curso na CBF

Folgado na liderança, o Grêmio tem mais gols do que pontos nesta largada de Gauchão. Com o melhor ataque do campeonato, tendo balançado a rede 15 vezes, o time de Renato Portaluppi somou 13 dos 15 pontos que disputou nas cinco primeiras rodadas. O aproveitamento, após a vitória por 3 a 0 sobre o Caxias domingo (3) à tarde, é altíssimo: 87%.

Os números traduzem um planejamento bem traçado por Renato nestes primeiros meses de 2019. O treinador, que pediu ao presidente Romildo Bolzan para comandar o time reserva ao invés de utilizar a equipe de transição nos primeiros compromissos do clube no ano, tem utilizado o Estadual como um laboratório de bons resultados antes da estreia na Libertadores. 

Domingo, Renato teve três boas notícias de uma só vez. Além da vitória fora de casa, já que começa a encaminhar a classificação antecipada para a próxima fase, o técnico viu da casamata do Estádio Centenário o bom desempenho de dois jogadores. Enquanto o atacante Pepê marcou dois gols no jogo e virou o artilheiro do time no campeonato, com três, o centroavante Felipe Vizeu balançou as redes pela primeira vez com a camisa do Grêmio e mostrou força na briga pela titularidade com Jael.

— Eu treino um grupo, não um time. Tenho duas equipes diferentes que estão dando conta do recado. Meu grupo está de parabéns, os jogadores que atuaram hoje (domingo, 3) foram valentes, determinados e focados. Nós sabemos o quanto é difícil jogar contra Caxias e Juventude. Nosso time competiu e a parte técnica decidiu — avaliou Renato, que também destacou o desempenho ofensivo de seu time, o melhor entre todos os clubes da Série A do Brasileirão neste início de ano:

— Sempre armo minha equipe pra ganhar, para jogar no campo do adversário, para fazer gols. Não são gols achados. Nossa equipe trabalha as jogadas, faz os gols. Se hoje estamos com o melhor ataque do Brasil, é por que a gente trabalha.

O treinador, inclusive, viu crescimento de produção em André. Ainda que não tenha marcado gol neste ano, o centroavante deu assistência no segundo gol marcado por Pepê contra o Caxias e segue na briga pela titularidade com Jael e Felipe Vizeu.

— Estou satisfeito com os três. Gostei do André hoje (domingo, 3), principalmente no segundo tempo. Está readquirindo a confiança e o futebol dele. O jogador não desaprende. Ele não fez gol, mas foi importante na parte tática. No gol do Pepê ele brigou e poderia ter chutado a gol, mas serviu o companheiro. Estou dando oportunidade a todos eles, tenho de experimentar — disse o treinador, que fez questão de elogiar Vizeu:

— Ele tem o faro do gol.

O centroavante contratado por empréstimo da Udinese, da Itália, disse, na saída de campo no Centenário, que a concorrência com os colegas é sadia pela busca de um espaço no grupo. 

— É um momento de muita felicidade, agradeço a todos os companheiros. Sem eles, nada disso estaria acontecendo. O grupo me recebeu muito bem. Thaciano deu um belo passe para mim e pude concluir bem com a perna esquerda — comemorou Vizeu.

Além do benefício de deixar todo seu grupo com ritmo de jogo, Renato parece querer resolver a classificação para as quartas de final o quanto antes. Afinal, a partida contra o Avenida, domingo, na Arena, que também valerá o título da Recopa Gaúcha, será a última do técnico à frente da equipe antes do feriadão de carnaval nos primeiros dias de março. 

Mas ele não ficará afastado do time para acompanhar os desfiles na Sapucaí. Muito pelo contrário. Entre 15 e 24 de fevereiro, Renato e seu escudeiro Alexandre Mendes estarão na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio, fazendo o curso de Licença A para treinadores da CBF. Por conta disso, nos jogos contra Brasil-Pel, dia 17, e Veranópolis, dia 23, o Grêmio será comandado por Victor Hugo Signorelli, auxiliar que trabalhou com Renato no clube em 2013 e foi recontratado no início desta temporada.

— Vai ficar tudo mastigadinho. Nunca falei que eu não iria fazer o curso. Só disse que não ia fazer nas férias. Sabia que teria esta brecha em fevereiro. Mas o Victor Hugo vai fazer os jogos, está tudo acertadinho — explicou o técnico.

Assine GaúchaZH e fique por dentro de tudo o que acontece com a dupla Gre-Nal. Acesso ilimitado ao site!  

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00