A transferência do terceiro jogo do Grêmio na Libertadores da América aliviou o departamento de futebol do clube. O Tricolor enfrentaria o Universidad Católica do Chile no próximo dia 28 de março em Santiago, mas a Conmebol, em função da proximidade com as datas-FIFA, alterou a tabela, mandando a partida para 4 de abril. As seleções de Brasil e Argentina têm jogos marcados para dia 26 de março e seria complicado que atletas que estivessem convocados pudessem retornar à América do Sul para atuar dois dias depois.
O Grêmio vive uma expectativa muito grande pelas convocações de Everton e Kannemann. O atacante deve ser chamado por Tite para os amistosos contra Panamá , na Cidade do Porto e República Tcheca, em Praga, respectivamente nos dias 23 e 26 de março. Já o zagueiro, é nome provável na lista de Lionel Scaloni para as partidas contra Venezuela, em Madri no dia 22, e Marrocos , em Rabat no dia 26. De posse destes roteiros, a diretoria gremista já estudava maneiras de transportar os atletas num curto espaço de tempo até o Chile. Não se descartava, no caso de Everton, a utilização de um voo charter que poderia ser compartilhado com outros clubes brasileiros que eventualmente viessem a ter necessidades semelhantes.
A convocação da Seleção Brasileira acontecerá no próximo dia 1/3 e a apresentação dos atletas em Portugal está prevista para os dias 18 e 19 em Portugal. Além de Everton, Pedro Geromel também é especulado como possível convocado. A lista argentina é esperada para a primeira semana de março. Os eventuais convocados do Grêmio ficarão fora do último jogo do time na primeira fase do Gauchão, no próximo dia 20 de março contra o Pelotas na Boca do Lobo e da primeira partida das quartas-de-final.