Um dos advogados contratados pelo Grêmio para participar do julgamento do caso Gallardo, o uruguaio Fernando Sosa está esperançoso de uma decisão favorável para o tricolor gaúcho. De acordo com o especialista em direito esportivo, o plenário da Unidade Disciplinar da Conmebol recebeu a comitiva gremista com pompa em Assunção.
— A nossa recepção foi muito boa, nossa fala foi muito extensa. Fomos recebidos presencialmente pelo presidente da Unidade Disciplinar. O plenário da Unidade recebeu a gente bem, deu muita amplitude aos depoimentos, aos interrogatórios das testemunhas, deu as garantias necessárias que qualquer clube desejaria. Foi um dia muito intenso de trabalho, de tentar fazer foco naquilo que são os interesses do Grêmio — relatou Sosa em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha.
Um final feliz para o Grêmio é relativo, segundo o jurista. Para ele, os fatos apresentados à Conmebol fizeram o plenário pensar no assunto e uma deliberação demanda tempo.
— Não diria que a demora é uma questão que amplia a chance dos gremistas. Só diria que a solidez da argumentação do Grêmio fez com que a Unidade Disciplinar tenha mais trabalho. O foco argumentativo não foi aquele que eles pensaram. E no final do dia imagino que a Unidade tinha muita coisa para responder: olhar a responsabilidade ou não do River no assunto, a punição que deve levar um e outros. Isso leva tempo — ressaltou.
A antecipação do julgamento, de sábado (3) para esta sexta-feira (2), também foi pauta na conversa entre os gremistas e o presidente da Unidade Disciplinar da Conmebol. Segundo Sosa, o mandatário pediu desculpas pelo transtorno.
— Tivemos até um pedido de desculpas por ter mudado o horário do julgamento. Ele ficou muito agradecido pelo esforço do Grêmio de chegar na hora e no dia convocado para a audiência. E nos disse que, em função da complexidade do assunto, gostaria que a audiência fosse hoje para ter uma resolução antes da segunda-feira. Se fosse no sábado, provavelmente antes de segunda uma resolução não sairia — revelou.
A Conmebol informou que o resultado do julgamento do caso Gallardo será divulgado neste sábado (3), às 12h.