O Grêmio abrirá a semifinal da Libertadores contra o River Plate, terça-feira, em Buenos Aires, sem Everton, que se recupera de lesão, e Léo Moura, poupado para o confronto da volta, no próximo dia 30, em Porto Alegre. A surpresa no embarque de domingo à noite foi Luan. O atacante, mesmo com dores no pé, viajou com o grupo para Argentina. Ainda não se sabe se ele poderá entrar em campo.
Ainda no sábado, no vestiário do Estádio Independência, após o empate em 1 a 1 com o América-MG, o técnico Renato Portaluppi falou que Everton (lesão muscular na coxa) e Luan (com fascite plantar na sola do pé direito) estariam fora da delegação que viajaria à Argentina.
– Vou dar (a informação) porque vocês vão ficar em cima da gente. O Luan e o Everton estão fora da viagem. O Luan ainda sente muito o pé. O Everton, no trabalho de hoje (sábado), provou que ainda não está 100%. É uma lesão muscular, não adianta forçar a barra. Temos que pensar com a cabeça, não adianta colocar um jogador sem condições. Pode arrebentar e aí fica fora do segundo jogo também. Estes dois ficam em Porto Alegre fazendo tratamento – anunciou o treinador.
Luan, no entanto, teve uma melhora e seguiu com o grupo.
A baixa de Everton, e talvez de Luan, exigirá mudanças importantes na formação do time titular. Possivelmente por isso, Renato deixou Thaciano e Pepê no banco sábado, contra o América-MG – Pepê entrou em campo nos minutos finais. Afinal, os dois são os favoritos a ingressarem na equipe nas vagas de Luan e Everton.
Kannemann volta ao time titular
Na prática, a presença dos dois em campo dependerá de Ramiro, que ainda trata de uma entorse no joelho direito e tem chances de atuar amanhã. Se estiver recuperado e iniciar o jogo, a tendência é de que a linha de meias seja Ramiro, Thaciano e Alisson. Se ele for vetado, aí o trio deve ser Alisson, Thaciano e Pepê. Outras duas opções de Renato seriam Douglas e Jean Pyerre, mas estes devem ficar no banco. No ataque, Jael será o centroavante.
– São dois jogadores (Everton e Luan) de suma importância para a equipe, perdas que vamos sentir muito. Mas o jogador que o professor optar por começar nesta batalha estará focado. Se eu tiver esta oportunidade, espero fazer uma boa partida, como a que fiz contra o Tucumán, atacando e preenchendo o meio-campo – comentou Thaciano.
– Se aparecer esta chance, vou agarrar da melhor maneira possível. A gente sabe que Libertadores é campeonato acirrado. Independentemente de eu ser novo ou não, vou ajudar meus companheiros. Se tiver de dividir ou brigar, vou me esforçar – disse Pepê.
O Grêmio ao menos contará com reforços importantes na defesa. O zagueiro Kannemann, de volta da seleção argentina, volta a formar dupla com Geromel. Nas laterais, Leonardo Gomes e Bruno Cortez, este recuperado de lesão no tornozelo esquerdo, devem ser os titulares. No gol, Marcelo Grohe, já reabilitado após tratar de problema muscular na coxa direita, também retorna ao time.
A eficiência da defesa, mais do que nunca, será fundamental para que o Grêmio possa segurar o River Plate e voltar vivo da do Monumental de Núnez.
Tendo Luan como esperança.