Ao ganhar de 1 a 0 do Fluminense, sábado, e alcançar os 50 pontos no Brasileirão, o Grêmio repete a performance obtida nas edições de 2008 e 2012 do campeonato, ano em que também tinha a mesma pontuação ao final da 27ª rodada. De modo geral, este é o campeonato de melhor nível desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado por 20 equipes, assinala o matemático Tristão Garcia, do site infobola.
— Nunca um quarto colocado teve pontuação tão alta — completa o estatístico, que acrescenta: — O Grêmio, em particular, faz sempre boa campanha em Brasileirões, embora não o vença desde 1996. Desde 2006, só tem menos pontos acumulados do que o São Paulo.
Em 2008, o Grêmio manteve até a última rodada a chance de conquistar o título, que ficou com o São Paulo. Em 2012, o clube gaúcho finalizou na terceira posição, atrás de Fluminense e Atlético-MG.
— Em 2008, o campeonato também foi muito disputado, mas em nível bem mais baixo. Na 27ª rodada, as equipes estavam com uma pontuação bem mais baixa do que hoje — compara Tristão Garcia.
A boa performance deste ano faz com que o sonho da conquista do Brasileirão esteja bem vivo, ainda que a prioridade seja a Libertadores.
— Estamos definitivamente na briga pelo título brasileiro confia o técnico Renato Portaluppi.
Diferentemente de agosto e setembro, o calendário torna-se um pouco mais flexível em outubro. Ao contrário dos outros meses, o Grêmio terá sempre um intervalo de uma semana entre uma partida e outra. Sábado, dia 6, enfrentará o Bahia, na Arena. Uma semana mais tarde, irá ao Pacaembu atuar contra o Palmeiras. Dia 20, terá pela frente o América-MG, em Belo Horizonte. Além de oferecer ao técnico um tempo maior para treinamentos, o calendário mais folgado permitirá que todo o grupo fique à disposição para jogar. Neste momento, estão no DM o volante Michel e os atacantes Marinho e André. Mas, acima de tudo, o intervalo maior entre as partidas dará a Renato a chance de escalar o máximo de vezes a equipe titular, o que sempre aumenta as chances de vitória.
Quarto colocado no Brasileirão, o time de Renato conta, neste momento, com 69% de chances de ficar com uma das quatro vagas diretas reservadas a clubes brasileiros na próxima Libertadores. Disputar a principal competição do calendário sul-americano virou rotina para o Grêmio. Junto com o Corinthians, é o clube brasileiro com maior número de participações no torneio nos anos 2000. Este ano, o Grêmio completou sua 11ª participação desde 2002.