Arthur desembarcou na Espanha há pouco mais de uma semana, quando foi apresentado pelo Barcelona como reforço para o time de Messi, Coutinho e Suárez. Agora, o volante criado nas categorias de base do Grêmio, começa a se adaptar à sua nova casa. O jogador concedeu entrevista ao programa Planeta SporTv e comparou seu ex-clube com o atual.
— São diversas coisas. Realmente o Grêmio tem uma estrutura fantástica, falando de Brasil. Mas falando de Europa, acho que o Barcelona é referência mundial, pela grandeza do clube, pela estrutura. Os treinos aqui, realmente, os treinos são um pouco diferentes, mais curtos e intensos. Essas foram as principais características que senti a diferença.
Campeão da Copa do Brasil, da Libertadores, da Recopa Sul-Americana e do Gauchão com o Grêmio, Arthur também espera ajudar sua nova equipe a conquistar títulos.
— Vou fazer de tudo para me adequar ao estilo de jogo do Barcelona, ter um entrosamento maior com a equipe. Meu objetivo é permanecer no Barcelona, ter uma carreira linda aqui, com vários títulos. Minha cabeça está centrada, 100% nessa ênfase minha.
Ainda em Porto Alegre, depois do acordo com o clube catalão, o meio-campista começou a fazer aulas de espanhol. Apesar disso, ainda não compreende tudo o que falam no vestiário. A solução é pedir ajuda aos brasileiros e apelar para o "portunhol".
— Às vezes eles usam gírias e eu fico tentando entender, mas aí eu pergunto. Eles falam mais devagar, falam portunhol comigo. Tudo que o treinador fala, eu consigo entender. E o que eu não entendo, pergunto aos brasileiros que estão aqui.