O Grêmio ainda sonhava, após vencer o Monagas na terça-feira (15), em ter a melhor campanha da fase de grupos da Copa Libertadores. Mas isso não é mais possível: após o Palmeiras vencer o Junior por 3 a 1, nesta quarta (16), a equipe comandada por Roger Machado chegou a 16 pontos no Grupo H e não pode mais ser alcançada por nenhum outro time que ainda tenha jogos por fazer.
Com 11 pontos, na liderança do Grupo A, o Grêmio pode chegar no máximo a 14 se vencer o Defensor na próxima quarta, na Arena, pela última rodada da sua chave. Com isso, a briga tricolor é para garantir a segunda melhor campanha, o que valeria a chance de decidir em casa todos os confrontos, com exceção de um possível encontro com o Palmeiras.
Para ter a segunda melhor campanha, o Grêmio precisa secar três adversários, além de fazer a sua parte. O Libertad, pelo Grupo C, soma 12 pontos e pode chegar a 15 se vencer o Tucumán em casa. River Plate (Grupo D) e Racing (Grupo E) têm 11 pontos, como o Grêmio, e em caso de resultados iguais na última rodada, a decisão seria nos critérios de desempate. Hoje, o Tricolor tem melhor campanha do que os dois argentinos. O River Plate recebe o Flamengo, enquanto o Racing joga fora de casa contra o Cruzeiro.