O primeiro trabalho do Grêmio para o jogo contra o Botafogo no Rio de Janeiro aconteceu no estádio da Gávea e teve uma ausência importante. Liberado pelo Departamento de Futebol, Renato Portaluppi gozou de um dia de folga nesta quinta-feira (26). O diretor Alberto Guerra confirmou que a liberação já estava acertada e que o treinador comandará normalmente a atividade de sexta-feira (27). Renato, ao chegar ao Rio, nem chegou a ir para a concentração, dirigindo-se para sua residência.
Sob o comando de Alexandre Mendes, apenas os reservas trabalharam com bola, num exercício que teve as presenças dos cinco garotos do grupo transição que se incorporaram à delegação.
O time para a terceira partida do Brasileirão provavelmente será reserva com alguns titulares ficando no banco.
A equipe mais provável tem: Paulo Victor; Madson, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveiras; Jailson e Michel; Alisson, Cícero e Maicosuel (Thonny Anderson); André.
Kannemann ficou pouco tempo no gramado. Com um corte na testa, o zagueiro levou três pontos no ferimento após o jogo contra o Goiás. Ele fez apenas trabalhos na academia, não jogará contra o Botafogo, mas volta diante do Cerro Portenho, segundo o médico Márcio Dornelles.