A Fifa apostou em um personagem de cada time para promover a grande final entre Real Madrid e Grêmio: Cristiano Ronaldo pelo lado espanhol e, como representante dos brasileiros, Luan.
Em seu site, a entidade máxima do futebol – e promotora do Mundial de Clubes – publicou uma longa entrevista com o craque gremista. Antes, havia publicado um perfil em vídeo de CR7. Na entrevista, Luan fala sobre a relação com o Grêmio, lembra sua participação nos títulos das Olimpíadas e da Libertadores da América e projeta o jogo contra o Real Madrid:
– Precisamos mostrar por que fomos campeões da América. Temos qualidade para enfrentar o Real Madrid – diz o atacante, ao ser perguntado se o time sente a pressão da partida.
Descrito pela matéria como um atacante driblador, rápido e criativo, Luan foi perguntado sobre qual seria o significado de ser campeão mundial de clubes com o Grêmio. O atacante descreveu a possibilidade como um "sonho" e disse que a partida de logo mais é "uma das mais importantes" de sua carreira.
– Seria um sonho ganhar o Mundial com o time em que eu comecei e onde me desenvolvi como jogador. É a maior conquista que podemos ter, e significaria muito para mim e para a história do clube – disse o jogador, antes de completar: – Vamos jogar com muita vontade. Eles são favoritos, claro, porque têm ótimos jogadores e o melhor jogador do mundo, mas queremos atuar da mesma maneira que nos ajudou a ganhar a Libertadores.
Luan ainda comentou a partida contra o Pachuca, na semifinal, quando o Grêmio encontrou dificuldades e só conseguiu garantir a vitória na prorrogação. O atacante disse que o nervosismo atrapalhou, mas que o time precisa melhorar:
– Temos que jogar melhor, mas acho que conseguiremos. A primeira partida era uma experiência nova para nós, especialmente para mim, então começamos meio nervosos no primeiro tempo. Depois, encontramos nosso ritmo e entramos no jogo. O importante é que ganhamos e estamos na final. Agora, é um jogo completamente diferente, não tem mais nervosismo e estamos focados.
Por fim, o jovem atacante projetou a partida contra o Real Madrid e deu mostras de como é possível superar a defesa merengue:
– Todos os times desta competição têm qualidade. Tivemos um jogo difícil contra o Pachuca, e o Real Madrid também sofreu. Precisamos estudá-los um pouco mais profundamente, para ver como podemos superar a defesa deles e impedir que eles superem a nossa. Vai ser um jogo tático.