"O mais argentino dos clubes brasileiros". Desta forma o diário La Nación, de Buenos Aires, apresenta o Grêmio no dia da final da Copa Libertadores, contra o Lanús. Ao mesmo tempo, o jornal ressalta que, na sua visão, o time de Renato Portaluppi mudou o seu estilo e, atualmente, tem a versão mais brasileira da história do clube.
"O Grêmio sempre foi conhecido por ser pragmático e forte na defesa, mas hoje a equipe é um expoente do futebol de ataque (...). Pouco tem a ver com o clássico estilo rioplatense. Talvez seja esta a versão mais brasileira da sua história", escreve o jornal, na sua edição desta quarta (22).
A reportagem cita que a torcida do Grêmio canta músicas baseadas em cânticos argentinos, toca bumbos, usa faixas com dizeres em espanhol e toma mate. O time atual, porém, adotou o "jogo bonito", muito pelo estilo do técnico, de acordo com a matéria.
"Este Grêmio tem o selo do seu treinador, Renato Portaluppi. Fez 112 gols na temporada. Por vezes, é vistoso, mas além de uma relativa solidez defensiva, se distingue pela posse, a fluidez ofensiva e a velocidade dos atacantes", completa o texto do La Nación.
Grêmio e Lanús se enfrentam nesta quarta, às 21h45min, na Arena, pelo jogo de ida da final da Libertadores.