Apesar de o Lanús entrar em campo com um time todo reserva, a partida deste sábado (19), contra o Defensa y Justicia, pelo Campeonato Argentino, terá reflexo na final da Libertadores contra o Grêmio. O técnico Jorge Almirón aproveitará o jogo, as 18h (horário de Brasília), para testar “armas secretas” para o segundo tempo dos dois jogos decisivos contra os gremistas.
O lateral Javier Carrasco, 20 anos, o meia Matias Sánchez, 21 anos, e o atacante paraguaio Matias Rojas, 22 anos, por exemplo, já foram titulares pelo menos uma vez ao longo da Libertadores, sendo que o último entrou no decorrer de quatro partidas. Eles estão confirmados para o jogo de hoje.
Já os atacantes Marcelino Moreno, 21 anos, e Leandro Maciel, 21 anos, entraram, cada um, em três partidas da competição continental e são considerados promessas da base. Os dois meninos também serão titulares contra o Defensa y Justicia.
O time, repleto de garotos, foi anunciado por Almirón. A escalação terá: Monetti. Di Plácido, Canuto, Zurbiggen e Carrasco; Barrientos, Sanchez e Castillón; Moreno, Rojas e Maciel.
Chamou atenção o fato de dois reservas que atuaram em diversos jogos da Libertadores, inclusive como titulares, serem convocados para o jogo. Porém, eles ficarão no banco: o zagueiro Marcelo Herrera e o meia Nicolás Aguirre.
Mas a partida não vale apenas para testar reservas. O técnico Jorge Almirón também revelou preocupação com a situação do time na tabela do Campeonato Argentino. O Lanús é apenas o 14º colocado, com 12 pontos em oito jogos, metade da pontuação do líder Boca Juniors.
— Há motivação em todo o plantel. Vamos jogar seriamente. Damos importância a todas as competições e não estamos bem no Campeonato Argentino, não fomos bem nas últimas partidas. Queremos reverter e, primeiro, vamos focar este jogo. Tenho olhado também o Grêmio, mas primeiro precisamos voltar a ganhar (no Argentino) — disse o treinador.
O Lanús enfrenta o Defensa y Justicia às 17h locais (18h em Brasília) na cidade de Florêncio Varela, na Grande Buenos Aires, distante cerca de 25 quilômetros do centro da capital. Enquanto isso, os titulares treinam no final de semana a portas fechadas para o jogo contra o Grêmio.