A partir de agora, Renato terá um mês para ajustar o time do Grêmio antes do início das semifinais da Libertadores. Até o primeiro confronto com o Barcelona-EQU, dia 25 de outubro, em Guayaquil, o técnico já terá recuperado de forma completa da lesão muscular na coxa direita o atacante Luan, centro criador de sua equipe.
A importância do jogador, que só entrou em campo nos minutos finais contra o Botafogo, foi destacada por Renato na entrevista coletiva depois da vitória.
– Ter um jogador de criação no meio facilita tudo. Ele faz o time jogar, os volantes o procuram. Sem Luan, estamos jogando praticamente com três volantes – analisou.
Foi por não contar com o criador que Renato precisou improvisar Léo Moura na equipe. Uma experiência que não rendeu frutos, a ponto de Renato trocá-lo por Everton aos 37 minutos do primeiro tempo. Uma atitude por ele definida como corajosa.
– Às vezes dá certo, às vezes não dá. Cabe ao treinador enxergar. Léo Moura não estava mal, mas a equipe não estava se encontrando - observou Renato, antes de admitir que temia sofrer um gol - O Botafogo estava nos acuando. Então, decidi atacar.
Ao dizer que estava com a adrenalina alta e que tomaria alguns chopes para relaxar, Renato pediu tempo para falar sobre o adversário nas semifinais. Fez questão, contudo, de valorizar o feito da equipe equatoriana dentro da Vila Belmiro, ao derrotar o Santos.
– Com certeza, será um jogo muito difícil. Mas, agora faltam quatro jogos. Degrau a degrau, vamos em busca de mais um título – disse, antes de agradecer aos jogadores pela homenagem feita no vestiário, antes do jogo, por ter completado um ano como técnico do Grêmio.
Ouvido também depois da partida, o presidente Romildo Bolzan Júnior disse que, se pudesse, renovaria já neste momento o contrato do treinador.
– Só não sei quanto ele vai pedir – sorriu, para completar sobre a inscrição do garoto Patrick na Libertadores: — Chegou a hora de falar sobre isso, porque nas semifinais vamos poder inscrevê-lo. O Patrick vai ser inscrito. Esta é a política de um clube que valoriza e tem a perspectiva de valorizar os jogadores da casa. Foi assim com Luan, com Everton, com Arthur. Por que vamos buscar fora se temos no grupo um jogador extremamente promissor? Vamos dar a oportunidade, dentro da linha adotada pelo Grêmio, de fazer um grande campeonato nestas quatro partidas que restam.
Além de Patrick, o volante Cristian, contratado recentemente junto ao Corinthians, será inscrito na vaga do de Maicon, que passou por cirurgia no tendão de Aquiles e só voltará ao time no ano que vem.
Passado o Botafogo, além do trabalho intenso que os jogadores farão nos próximos dias, outro setor do clube promete empenho para destrinchar o próximo adversário na Libertadores. Antônio Cruz, do Centro Digital de Dados, prometeu "mergulhar" no Barcelona-EQU para que Renato tenha todas as informações de como eliminar mais um gigante na competição.
* ZHESPORTES