Goleador do Grêmio na temporada, com 18 gols marcados em 35 partidas, Lucas Barrios garantiu, mesmo sem o título da Copa do Brasil, a marca de artilheiro do torneio. Ao lado de Rafael Sobis, do campeão Cruzeiro, e Léo Gamalho, que jogou pelo Goiás e está na Ponte Preta, marcou 5 gols na competição.
O centroavante também está na briga pela artilharia da Libertadores. Com 6 gols, Lucas Barrios é o vice-goleador junto a Scocco, do River Plate, José Sand, do Lanus e Fred, do Atlético-MG.
Destes, somente os dois primeiros seguem na competição, em que os clubes argentinos vão se enfrentar na semifinal. O atual artilheiro da competição é Chumacero, do The Strongest, clube boliviano que foi eliminado nas oitavas de final.
No Brasileirão, a briga de Lucas Barrios é mais complicada. Com 4 gols, o centroavante está longe de Henrique Dourado, do Fluminense, que balançou as redes 14 vezes e é o artilheiro do campeonato. O goleador do Grêmio na competição é Fernandinho, com 8 gols. E os companheiros Everton, 6 gols, e Luan, com 5, estão à sua frente na estatística no campeonato nacional.