Parece que a turbulência permanente de 2017 deu uma trégua para os lados da Arena da Baixada. Já são três técnicos no ano, um vice-campeonato estadual perdido para o maior rival, com direito a goleada, eliminações seguidas na Copa do Brasil e na Libertadores. Tudo aconteceu com o Atlético em oito meses.
Mas de 31 de julho para cá, o sorriso reapareceu no Furacão.O Atlético venceu quatro das últimas cinco partidas que disputou. Saiu da parte debaixo da tabela para o G-6 do Brasileirão e já sonha com a Libertadores 2018. Sinais da tranquilidade que o desconhecido técnico Fabiano Soares conseguiu impor nos últimos 20 dias.
Temporada 2017
- Foi vice-campeão paranaense, perdendo o título para o Coritiba;
- Eliminado nas Oitavas da Libertadores pelo Santos;
- Eliminado nas Quartas da Copa do Brasil pelo Grêmio;
- Atual 6.º colocado no Brasileirão com 29 pontos em 20 jogos.
Campanha no Brasileirão
- 20 jogos
- 8 vitórias, 5 empates e 7 derrotas
- Gols : 25 marcados e 23 sofridos
- Goleadores: Sidicley (4), Thiago Heleno e Guilherme (3), Eduardo Henrique, Nikão e Wanderson (2), Jonathan, Éderson, Pablo, Otávio, Matheus Rosseto, Marcão e Ribamar (1) e 2 contra.
Fora da Arena da Baixada
- 10 jogos
- 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas
- Gols: 10 marcados e 12 sofridos
*Venceu Atlético-MG, Atlético-GO, Vasco e Palmeiras
Números em 2017:
- 53 jogos
- 18 vitórias, 16 empates e 19 derrotas
- Gols: 61 marcados e 63 sofridos
Fora da Arena da Baixada:
- 27 jogos
- 7 vitórias, 8 empates e 12 derrotas
- Gols: 22 marcados e 33 sofridos.
Principais Goleadores no ano:
Nikão (7) e Felipe Gedoz (5).
Trocas de Técnicos
- Fabiano Soares foi anunciado como técnico do Furacão no dia 11/7. Mas por questões burocráticas junto à CBF, só estreou no comando do time, na beira do campo, no dia 20, no empate de 0 a 0 com o Botafogo, pelo Brasileirão na Arena da Baixada. De lá para cá fez 8 jogos com quatro vitórias, um empate e três derrotas. Tem 54% de aproveitamento.
- O ex-jogador Kelly (Clesly Guimarães) foi interino por duas partidas do Furacão, entre a saída de Eduardo Baptista e a efetiva "posse" de Fabiano Soares. Perdeu em casa para o Cruzeiro (0 a 2) e empatou fora com o Corinthians (2x2).
- Eduardo Baptista foi técnico do Furacão entre 24/5 e 9/7. Em 45 dias, treinou o time apenas em 13 jogos. Venceu cinco partidas, empatou três e perdeu outras cinco. Saiu com 46,1% de aproveitamento.
- Antes dele, Paulo Autuori era o técnico do Atlético. Em 2017, ficou no cargo por 30 jogos com 9 vitórias, 11 empates e 10 derrotas. Saiu com 42,2% de aproveitamento.
Jogos contra o Grêmio em 2017
Foram três partidas entre os gaúchos e paranaenses neste ano. E três vitórias do Grêmio: 2 a 0 em Curitiba, pelo Brasileirão, 4 a 0 em Porto Alegre, pela Copa do Brasil, e 3 a 2 em Curitiba, também pela Copa do Brasil, com o Tricolor eliminando o Furacão.
21/05 - Brasileirão - segunda rodada - Arena da Baixada
Grêmio 2x0 - gols de Barrios e Luan.
ATLÉTICO/PR: Weverton, Jonathan, P. André, T. Heleno e Sidicley; Otávio, Mateus Rosseto, C. Alberto (Guilherme) e Nikão; Pablo (D. Coutinho) e Eduardo da Silva (Grafite). Técnico: Paulo Autuori.
GRÊMIO: M. Grohe, L. Moura, P. Geromel, Kanemann e B. Cortez; Michel, Artur (R. Thyere), Ramiro, Luan e P. Rocha (Jaílson); Barrios (Léo). Técnico: R. Portaluppi.
28/06 - Copa do Brasil - quartas de final - Arena
Grêmio 4x0 - gols de Barrios (2), Kanemann e Éverton.
GRÊMIO: M. Grohe, Edílson, P. Geromel, Kanemann e B. Cortez; Michel, Artur (Lincoln), Ramiro, Luan e P. Rocha (Fernandinho); Barrios (Éverton). Técnico: Renato Portaluppi.
ATLÉTICO/PR: Weverton, Jonathan, Wanderson, T. Heleno e Sidicley; Otávio, Mateus Rosseto (L. González), Deivid (C. Alberto) e D. Coutinho; Nikão e Pablo (Matheus Anjos). Técnico: Eduardo Baptista.
27/07 – Copa do Brasil – quartas de final – Arena da Baixada
Grêmio 3x2 – gols de Pedro Rocha (2) e Éverton. Descontaram Pablo e F. Gedoz.
ATLÉTICO/PR: Weverton, Cascardo, Wanderson, Cléberson e Nícolas (Sidicley); M. Rosseto, E. Henrique (E. da Silva), M. Anjos e D. Coutinho (Yago); Felipe Gedoz e Pablo. Técnico: Fabiano Soares.
GRÊMIO: M. Grohe, L. Gomes, Bressan, Kannemann e M. Oliveira (Cortez); Michel, Jaílson (Éverton), Ramiro (Kaio), Luan e P. Rocha; Fernandinho. Técnico: Renato Portaluppi.
*RÁDIO GAÚCHA