Nem a péssima condição do gramado do Estádio Olímpico, castigado pela chuva, conseguiu atrapalhar o inspirado ataque do Grêmio, que atropelou o Pelotas por 10 a 0. Criticado após empatar em 0 a 0, dentro de casa, com o Juventude, o técnico Telê Santana cobrou uma melhor aplicação do ataque, sobretudo no posicionamento de Tarciso e Éder.
O gol inicial do Tricolor saiu logo aos três minutos de jogo: Tadeu Ricci arrancou pela direita e cruzou para Eurico fazer. Aos 35, Éder chutou forte, no ângulo do goleiro Leomar e ampliou. No final do primeiro tempo, a defesa do Pelotas não afastou a cobrança de falta de Tadeu Ricci, e Ancheta, bem posicionado, apenas empurrou para as redes.
Na volta do intervalo, o Tricolor precisou de apenas 10 minutos para fazer mais dois gols. Iúra aproveitou o vacilo da defesa visitante, invadiu a área e, sem chances para Leomar, aumentou o placar. De pênalti, Tarciso fez o quinto.
Leia mais
Em boa fase no Grêmio, Pedro Rocha vira nome de prato típico do Espirito Santo
Mais magro, Walter é a novidade no Atlético-GO para enfrentar o Grêmio
Divulgadas as premiações da Copa do Brasil
Alcindo pegou o rebote de um arremate de Éder e só empurrou para fazer o sexto. Quatro minutos depois, foi a vez do ‘Bugre’ servir Éder, que finalizou com muita força para marcar o seu segundo gol na partida, o sétimo do Tricolor.
Aos 38 minutos, Iúra avançou pela ponta esquerda, cercado por três jogadores, e, quase sem ângulo, chutou com efeito. Leomar encostou na bola, mas não evitou que ela novamente entrasse.
Éder, o artilheiro do dia, ainda teve tempo de receber um passe em profundidade. Tranquilo, o atacante tocou por baixo do goleiro do Pelotas. Dois minutos depois, Alcindo recebeu de costas para o gol, livrou-se da marcação e bateu colocado. A bola acertou o travessão antes de cruzar a meta do Pelotas pela última vez.
Campeonato Gaúcho - 1/8/1977
GRÊMIO
Corbo; Eurico, Ancheta, Oberdan (Vilson) e Ladinho; Vítor Hugo, Tadeu Ricci, Iúra; Tarciso, André (Alcindo) e Éder.
Técnico: Telê Santana
PELOTAS
Leomar; Vinhas, Darci Munique, Fernando Xavier (Paulo Vieira) e Cito; Sílvio Vieira, Édson (Mortosa), Flávio Correa e Francisco; Tião Abatiá e Jorge Luís.
Técnico: Getúlio Saldanha
Gols: Eurico (3’/1º), Éder (35’/1º, 29’/2º e 42’/2), Ancheta (43’/1º), Iúra (4’/2º e 38’/2º), Tarciso (10’/2º), Alcindo (25’/2º e 44’/2º).
Árbitro: Luís Torres, auxiliado por Sílvio Rodrigues e Estemir Silva.
Renda: Cr$ 142.619.
Público: 8.586 pagantes.
*ZHESPORTES