A vitória de virada sobre a Ponte Preta, por 3 a 1, neste domingo, na Arena, recolocou o Grêmio na caça ao líder Corinthians. Com o empate do time paulista no sábado contra o Atlético-PR, a diferença caiu para oito pontos na tabela, o que abre perspectiva para uma aproximação maior nas próximas duas rodadas.
Afinal, a equipe de Renato terá pela frente o Vitória e o São Paulo, adversários que estão na zona do rebaixamento. Enquanto isso, o Corinthians enfrenta o Avaí, também no Z-4, mas que venceu o Grêmio semana passada na Arena, e o Fluminense. Curiosamente, nas duas rodadas o líder e o vice-líder atuarão como visitantes.
Leia mais
Cotação ZH: veja quem foi o destaque do Grêmio na vitória sobre a Ponte Preta
Renato corrige previsão sobre Corinthians: "Despencar vai ser difícil, mas vai tropeçar"
Aranha reclama de xingamentos da torcida do Grêmio: "Vejo ódio na cara das pessoas"
Mais do que a aproximação ao Corinthians, o técnico Renato destaca a diferença de quatro pontos que o Grêmio abriu em relação a Santos e Flamengo, que empataram nesta rodada. E salientou que, após o jogo com o Flamengo, equivocou-se ao utilizar a palavra "despencar" para se referir aos possíveis tropeços do rival pelo título do Brasileirão.
- O Corinthians está na frente com todos os méritos. Mas não tem equipe que incie bem e acabe bem um campeonato tão longo. Eles vão tropeçar, é natural. O Grêmio pode tropeçar também. Temos que fazer a nossa parte para nos distanciarmos do pelotão que vem atrás. Aí, vamos ver o que acontece com os jogos do Corinthians - disse Renato.
A paciência para furar a retranca da Ponte Preta também foi destacada pelo treinador. A exemplo do que tinha ocorrido no domingo passado, contra o Avaí, o time adversário veio à Arena para se defender e especular o contra-ataque.
- A gente sabia que a Ponte jogaria desta forma. Acharam um gol no primeiro tempo, estavam fechados. Com o Fernandinho, passamos a atacar pelos lados e o torcedor jogou mais do que nunca com a gente. Aí começamos a fazer os gols. O Grêmio merecia essa virada. Nós procuramos jogar, quem buscou a vitória sempre foi o Grêmio - entende Renato.
O atacante Pedro Rocha, que voltou ao time após ser poupado por desgaste muscular, virou o garçom do time nesta temporada. Com o passe para o primeiro gol de Barrios, passou Luan e chegou a sua 11ª assistência no ano. O atacante destacou as jogadas treinadas por Renato para superar as retrancas na Arena.
- O professor pede para que a gente faça o um-dois (tabela) para furar a zaga adversária. Tivemos força para reverter o placar - observou Pedro Rocha.
Além de vencer a Ponte Preta, o Grêmio também comemorou o fato de não perder nenhum dos titulares para o jogo contra o Vitória na quarta-feira: Michel, Geromel, Cortez e Barrios estão pendurados com dois cartões amarelos. A semana também promete ser decisiva para a situação de Luan. Nos próximos dias, novas propostas de clubes europeus pelo atacante devem chegar à mesa do presidente Romildo Bolzan.
- As ofertas, se tiverem, ainda não chegaram. Mas tem muita sondagem, muita conversa. Nossa proposta de renovação também segue na mesa. Estamos trabalhando conjuntamente com o empresário de Luan. O ambiente das negociações é pacificado - explicou Bolzan.
Acompanhe o Grêmio no Gremista Gaúcha ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES