Outra vez, o Grêmio passará um longo período fora da Capital, por força de um calendário que abrange duas competições simultâneas.A equipe embarcará domingo (23) e tem retorno previsto apenas para quinta-feira (28).
Domingo, após treinamento marcado para 8h30min no CT Luiz Carvalho, o Grêmio embarcará às 12h10min para São Paulo. Segunda, no Morumbi, enfrentará o São Paulo às 20h, pelo Brasileirão.
Na terça, às 10h5min, terá início a viagem para Curitiba, local do jogo de contra o Atlético-PR, quinta, dia 27, pela Copa do Brasil. Como venceu o jogo de ida por 4 a 0, o Grêmio garantirá classificação para as semifinais com qualquer empate ou derrota até mesmo por 3 a 0.
Neste ano, em outras duas ocasiões, o time já havia sido forçado a uma complicada logística para atender a duas competições. Dia 28 de maio, com reservas, perdeu por 4 a 3 para o Sport, em Recife, pelo Brasileirão. No dia seguinte, os titulares, que haviam sido preservados, viajaram para o Rio, onde os aguardava o técnico Renato Portaluppi para a partida do dia 31, contra o Fluminense, pela Copa do Brasil.
Dia 1º de julho, um sábado, outra vez com formação reserva, o Grêmio foi derrotado por 1 a 0 pelo Palmeiras, no Pacaembu, pelo Brasileirão. Domingo, recém chegado de São Paulo, Renato embarcou em outro voo, desta vez para Mendoza, na Argentina, onde, dois dias mais tarde, comandaria seu time na vitória por 1 a 0 contra o Godoy Cruz, pela Libertadores.