É aquele velho ditado: pra aprender, tem que errar. Ao longo dos meus 50 anos, já sabendo de muitos caminhos corretos, aprendi a não errar, pois no mínimo pagarei alguma coisa, seja com tempo, dinheiro ou vergonha.
É, inclusive, uma filosofia de vida que passo aos meus filhos: se não errarem, avançarão mais rápido em busca de seus objetivos. Pois o Grêmio, uma das paixões da minha vida, tem errado demais nas suas decisões futebolísticas e está pagando por isso e nos fazendo ter muita vergonha.
Leia mais:
Em entrevista, Renato Portaluppi rebate críticas de Wianey Carlet
Wianey Carlet: calma, Renato
Wianey Carlet: Renato está pedindo para sair
O Renato é meu ídolo, assim como De León, mas não é e nunca será o dono do Grêmio. Não pode errar desta maneira, brincar, apostar sem muita certeza. Seu erro arranha a imagem do clube, maior patrimônio que nossa torcida tem. No futuro, ele não será mais treinador, mas seus erros já estão na história.
Renato é polêmico, engraçado, tem uma baita estrela, mas brinca em momentos decisivos. E quem paga a conta é a torcida. Lembro de 2011, decisão no Olímpico, após termos ganho fora de casa e de termos feito um gol de Lúcio logo no início do jogo, Renato achou que estava liquidado e sofreu uma virada do Falcão, perdendo o título nos pênaltis. Agora de novo?
O Grêmio é dos seus torcedores. Os presidentes passam, os treinadores também, mas a torcida se renova e estará sempre "com o Grêmio onde o Grêmio estiver". Nenhum de nós gosta de ouvir as gozações de simpatizantes do time da beira do rio. Ok, o Gauchão não significa nada, mas ver o vizinho ganhar desta maneira é inaceitável. Não chegamos nem mais à final do campeonato local?
Roger errou no ano passado ao menosprezar o Juventude e entregamos de mãos beijadas o título. Agora, Renato poupa titulares para enfrentar o NH (a que ponto chegamos?) e não consegue se impor diante do time da Série D, mexendo errado ao tirar jogadores importantes, experientes para decisão nos pênaltis.
Tirou o Léo Moura no último minuto para colocar o Lincoln para o menino fazer aquilo? Tá de brincadeira. Por que o Geromel não bateu? Mas enfim... o que não entendo é o Pedro Rocha continuar titular só porque fez os gols da final da Copa do Brasil. Deve ser uma paixão do Renato, que está errando. Estamos pagando por isso. Fica a dica: vendam logo o Luan e o Pedro Rocha, porque, se não, não terão mais mercado depois.