O Grêmio enfrentará o melhor time do Chile nesta terça-feira, na Arena, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. O Iquique, que lidera o Clausura após nove rodadas, com um ponto de vantagem sobre o Colo-Colo, está invicto na competição: cinco vitórias e quatro empates.
Treinado por Jaime Vera, ex-volante da seleção chilena, os "dragões celestes", apelido pelo qual o Iquique é conhecido no Chile, apoiam seu estilo de jogo em um meio-campo compactado. A formação preferencial é a mesma utilizada pelo Grêmio, o 4-2-3-1. Na Arena, o time entrará em campo com dois volantes de intensa marcação: Rafael Caroca e o veterano Riquero, 34 anos.
Leia mais
Pequeno Iquique contará com o apoio de 100 chilenos na Arena
Os números de Grêmio e Deportes Iquique nesta temporada
Grêmio tenta reverter retrospecto negativo contra chilenos
– São dois jogadores de força física – avalia o jornalista chileno Rodrigo Tapia.
Na defesa, a novidade é o goleiro Brayan Cortés, 22 anos. Substituindo o experiente Naranjo, 37 anos, que está afastado do time por lesão, segurou o empate em 0 a 0 com o Everton, no sábado, em Viña del Mar. Na zaga, o veterano Mauricio Zenteno, 32 anos, é um dos destaques.
Mais à frente, o pensador do meio-campo é o argentino Luis Gonzalo Bustamante, 31 anos. Executa o papel de "enganche", centralizado na linha de meias, com a função de municiar o ataque. Ao seu lado, na Arena, deve contar com Misael Dávila, pela direita, e Diego Torres, pela esquerda.
– É um meia driblador, que cria muitas jogadas. Tem boa habilidade e um arremate perigoso de média distância – observa o repórter chileno Rodrigo Fuentealba.
O principal destaque do Iquique está no ataque. O centroavante Álvaro Ramos, 24 anos, é o goleador da equipe nesta temporada, com seis gols em 10 partidas. No Clausura, é o vice-artilheiro, atrás de Felipe Mora, da Universidad de Chile, que tem sete.
– Ramos é um centroavante nato. Protege bem a bola, é muito rápido dentro da área. Trata-se de um grande definidor – destaca Fuentealba.
Apesar da ótima fase no Clausura, o técnico Jaime Vera prega cautela para o jogo contra o Grêmio. Com pouca experiência internacional, o Iquique deve assumir uma postura defensiva no jogo desta terça-feira, na Arena.
– Tenho que ser sincero. Contra o Grêmio, não temos muitas opções. Estamos recém começando a conhecer a Libertadores. Vamos fazer todo o possível para jogar a melhor partida de nossas vidas. Trataremos de ser rivais dignos, mas será muito difícil – disse Vera após o jogo com o Everton.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO:
Brayan Cortés; Alan Moreno, Hernán Lópes, Mauricio Zenteno e Tomás Charles;Rafael Caroca, Matias Riquero; Misael Dávila, Luis Gonzalo Bustamante e Diego Torres; Álvaro Ramos.
ZHESPORTES
Análise
Como joga o Iquique, adversário do Grêmio esta terça, pela Libertadores
Equipe de Jaime Vera tem o centroavante Álvaro Ramos como destaque
Adriano de Carvalho
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project